TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalaho

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE – UNIBH

CURSO SUPERIOR DE PROCESSOS GERENCIAIS

Isabela Luiza Braga

João Paulo Medeiros

Marcelo Miranda

Núbia Fernanda de Sousa

Vitor de Aguiar Monteiro

TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE GRADUAÇÃO - TIG

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: Restaurante Subway

Belo Horizonte

2015

Isabela Luiza Braga

João Paulo Medeiros

Marcelo Miranda

Núbia Fernanda de Sousa

Vitor de Aguiar Monteiro

TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE GRADUAÇÃO - TIG

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL: Restaurante Subway

Trabalho Interdisciplinar de Graduação apresentado ao Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH, como exigência parcial para obtenção de graduação tecnológica em Processos Gerenciais.

Orientadora: Juliana Mendonça de Melo Franco

Belo Horizonte

2015 


Resumo

 O planejamento estabelecido por uma organização é o que rege suas estratégias para manter-se no mercado. Aperfeiçoar seus fluxos e aprimorar seus processos, tornam-se ações indispensáveis na de tomada de decisão. Só assim, as organizações poderão aproveitar as oportunidades disponibilizadas pelo mercado e inovar, tornando seus produtos/negócio, seu diferencial competitivo, já que o sonho de todo gestor e ter uma empresa promissora e estável.

Palavras- chave: Planejamento, estratégias, fluxos, processos e diferencial competitivo.


Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        METODOLOGIA        

3.        REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

Em 2013, uma pesquisa realizada pelo IBGE, mostrou que o setor de serviços representava quase 70% do PIB nacional (ultrapassando a indústria), sendo responsável pelo desenvolvimento econômico e geração de empregos no país. De acordo com a entidade, um dos segmentos que mais ajudaram o setor nessa crescente foi o alimentício, já que representa 19,4% do mercado e seu crescimento anual chega a 3,3% (Pesquisa IBGE – Janeiro de 2013). Segmento que vem prosperando e aumentando seu “poder de barganha”, gerando, contudo, necessidade de empreender no mercado. Diante a necessidade apresentada, visionários que aguardavam uma oportunidade de integrar-se ao meio, surgem, aproveitando a possibilidade de investir e/ou de inovar no setor.

Diante disso, há um fator indispensável para o desenvolvimento assertivo do negócio: o processo de tomada de decisão. Este é constante na vida do empreendedor, seja para implementar uma nova atividade ou  resolver problemas do dia a dia empresarial. “Decidir é converter informações em ações; a decisão é uma ação tomada com base na apreciação das informações” (Oliveira, 2004).

Com o mundo globalizado, o mercado tornou-se mais exigente e competitivo, obrigando as empresas e seus profissionais, a lutarem por seu lugar e, principalmente, para se manterem nele. Viver de maneira agitada e indefinida, “faz parte do negócio”.

No Brasil, a população vive dias corridos e turbulentos. Quase não sobra tempo para laser, praticar atividades físicas, dormir tranquilamente, alimentar-se bem e de maneira saudável. Tudo se tornou mais difícil, ou seja, a saúde dos brasileiros deteriora-se mais, a cada dia. Estão sendo consumidos pela falta de tempo e o excesso de responsabilidades. De acordo com informações do portal G1 (2012), as pessoas comem quase todos os dias em restaurantes ou lanchonetes, comprometendo com isso, 30% de seu orçamento mensal (aproximadamente). Alimentam-se em fast foods, food trucks ou deliverys. Como esse hábito tem se tornado constante, até grandes supermercados estão se adaptando a vender comidas congeladas, a fim de facilitar a vida de seus clientes. Tudo que seja mais rápido e prático, e que lhes consuma menos tempo.

Diante o aumento de demanda de serviços nesse setor, restaurantes e lanchonetes são inaugurados, quase todos os dias, em todo o país. Hoje, o destaque são os franqueados, como por exemplo: Burger King, Mac Donald’s, Habibs e Subway.

Para entender melhor o processo de tomada de decisão dos empreendedores nesse tipo de serviço, faz-se necessário um diagnostico das estratégias e planejamento estabelecidos pela organização e, que fluxos e processos são definidos para gerenciar o negócio.

O Subway, dentre todas as franquias, se destaca por vender sanduíches em formato “submarino” e ter alimentos mais saudáveis. Por isso, no segundo semestre de 2015, será realizado um estudo em um restaurante da rede Subway, localizada em Belo Horizonte – MG.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (141.6 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com