TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhar com Segurança

Por:   •  26/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

Proteção auditiva 4passos:Identificação do risco,efeitos do ruído a saúde,tipos de protetor auditivo e como usar o protetor auditivo.

Som:Vibração que se propaga através de ondas e são percebidas pelo ouvido humano,tem uma sensação agradável.

Ruído:Conjunto de som ou de sons capazes de prejudicar a saúde,danificando a cóclea.

Efeito do ruído:Comunicação,desconforto,acidentes,concentração,baixo rendimento e nervosismo.

Efeito no organismo:alterações sexuais,aumento de pressão sanguínea,zumbido,contrações musculares,sustos.

Efeitos a audição:trauma acústico,perda temporária,perda permanente.

Programa de conservação auditiva:Controlar a exposição de trabalhadores á níveis de ruídos prejudiciais, visando sua proteção.

Como:Através de atividades educativas,de controle médico,medidas de engenharia da segurança.

Como amenizar a exposição de ruído:Engenharia:Controle na fonte, equipamentos novos,instalações novas. Administração: rotatividade na função,avisos de alertas,treinamentos,exames de audiometria. Individual:Usar EPI’S.

Protetor auditivo bom:Vedação,eficiência,conforto que dê pra usar com outros EPI’S: auricular e de inserção

Uso incorreto:desgaste, mau uso a partir de 80,1 db usar EPI 85 db até 8 horas por dia a cada 5 que sobe desce a metade das horas, EX: 90: 4 horas

CIPA: comissão interna de prevenção de acidentes

Acidente de trabalho:é o que ocorre no exercício do trabalho,provocando lesão corporal,podendo causar perda ou redução da capacidade de trabalhar.Condição inadequada:ambiente de trabalho oferece risco para o trabalhador.

Conseqüência para o acidentado:sofrimento físico,incapacidade para o trabalho, desampara a família.Para empresa: tristeza no ambiente de trabalho,redução na produção. Para família: preocupação, redução no orçamento. Para sociedade: aumento de impostos,mais dependentes no INSS.

Acidente de trajeto:ocorre fora do horário de trabalho, mas no trajeto de casa para o trabalho ou vice versa.

Prevenção de acidentes:orientações da CIPA e dos chefes, obedecer as normas de segurança,respeitar as sinalizações,EPI’S

EPI’S:neutralizar a ação de certos acidentes que podem causar lesões e danos a saúde do trabalho,usado quando não for possível eliminar o risco através do EPC.Classificação dos EPI’S:proteção p/cabeça,membros supe.,inferiores,tronco,vias respiratórias.

Responsabilidade Civil e criminal:antes da lei6.367/76,cabia somente ao empregador a indenização devido ao AT, depois da constituição de 1988. DANO:Prejuízo causado a pessoa,Moral:Lesão direto a pessoa.Material:refere-se a violação de materiais patrimoniais.

Responsabilidades:Empregador:cumprir regras e normas determinadas pela empresa,usar todos os EPI’s fornecids,submeter a exames de rotina periódicas. Vitima: provar na justiça que o AT decorreu de ato culposo da empresa. Empresa: respo. Civil

Chefe:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com