TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tudo sobre voce

Por:   •  27/9/2015  •  Monografia  •  1.514 Palavras (7 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 7

Exercício de aprendizagem

  1. O que você entende por administrar?

Administrar é decidir, e a continuidade de qualquer negócio depende da qualidade das decisões tomadas por seus administradores nos vários níveis organizacionais.

  1. O que você entende por finanças?

É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos

  1. Quais as 4 áreas básicas em finanças? Comente cada uma delas.

Finanças corporativas: estuda as corporações (sociedades anônimas ou s/a) e ideias e princípios aplicáveis em várias organizações assim como assuntos de áreas correlatas (matemática financeira, estatística, economia, contabilidade).

Investimentos: lida com ativos financeiros (ações e obrigações)

Instituições financeiras: lida com assuntos financeiros como bancos e companhias de seguro

Finanças internacionais: é uma especialização, envolve os aspectos internacionais das 3 áreas anteriores. Operações como empréstimos/financiamentos em outros países; taxas de câmbio; risco político.

  1. Na sua concepção porque devemos estudar finanças? Cite exemplos de interdependências de finanças com outras áreas empresariais.

É uma área estratégica na empresa possui interdependências com todas as demais áreas da empresa.

Marketing e finanças: profissionais de marketing constantemente trabalham com orçamentos; precisam entender como obter o maior benefício das despesas e dos programas de marketing. Contabilidade e finanças: nas empresas de pequeno porte, conhecer de finanças ajuda os contadores a reconhecer as informações mais valiosas e como as informações contábeis são realmente usadas.

Administração e finanças: os estrategistas precisam ter clara compreensão das implicações financeiras de seus planos estratégicos; espera-se que todos os tipos de administradores tenham pleno entendimento de como seus negócios afetam a lucratividade/rentabilidade de suas áreas.

  1. O que você entende por tesouraria e controladoria?

Controladoria lida com contabilidade de custos e financeira, pagamento de impostos e sistemas de informações gerenciais e a tesouraria são responsáveis pela administração do caixa e dos créditos da empresa, pelo planejamento financeiro e pelas despesas de capital.

  1. – quais as principais oportunidades profissionais na área de finanças? Comente cada uma delas.

Analista financeiro: responsável pelo preparo dos planos financeiros e orçamentários

Gerente de orçamento de capital: avaliação e recomendação de propostas de investimentos em ativos;

Gerente de projetos de financiamento: consegue o financiamento para investimentos em ativos;

Gerente de caixa: responsável por manter e controlar os saldos diários de caixa da empresa;

Analista/gerente de crédito: administra a política de crédito da empresa através da avaliação de solicitação de crédito

Gerente de fundos de pensão: responsável pela supervisão geral e administração de ativos e passivos do fundo de pensão dos colaboradores

  1. Quais os 3 principais “pilares” (decisões) da gestão financeira? Comente, detalhadamente, cada um deles.

Orçamento de capital: processo de planejar e gerir investimentos em longo prazo da empresa

Estrutura de capital ou estrutura financeira: combinação entre capital próprio e capital de terceiros que a empresa possui para financiar suas operações

Administração do capital de giro: ativos e passivos em curto prazo da empresa que assegura que os recursos sejam suficientes para continuar a operação

  1. Na sua concepção enquanto gestor, qual o principal objetivo da administração financeira?

O objetivo da administração financeira é maximizar o valor de mercado do capital dos proprietários

  1.  O que você entende por teoria da agência ou conflito de agência? Dê um exemplo, de preferência, que você já tenha vivenciado em seu ambiente de trabalho.

A relação entre acionistas e administradores é denominada relação de agência, é quando o administrador quer investir em algo que o acionista não concorda.

.

  1. Quais os 2 principais recursos utilizados pelos acionistas para fazer com que os administradores atuem de acordo com os interesses daqueles? Comente cada um deles.

Remuneração dos administradores: os administradores que tiverem melhor desempenho tenderão a ser promovidos

Controle da empresa: disputa de procurações: mecanismo pelo qual os acionistas insatisfeitos podem agir para substituir os administradores e que empresas mal geridas são alvos mais fáceis de vendas.

  1.  “os mercados financeiros desempenham papel de extrema importância nas finanças das s/a´s”. Comente a afirmação.

A empresa vendendo ações e  toma dinheiro emprestado para levantar recursos. Os recursos fluem do mercado financeiro para as empresas a  empresa investe os recursos em ativos fixos (longo prazo) e em curto prazo. Esses  ativos geram caixa, uma parcela do caixa gerado serve para pagar impostos da pessoa jurídica outra parte do caixa é reinvestido na empresa e o restante volta para os mercados financeiros, como pagamento a credores e acionistas.

  1. – qual a diferença básica entre mercado primário e mercado secundário? Comente a atuação que a empresa possui em cada um dos 2 mercados.

Mercado primário a empresa é o vendedor e a transação “levanta” recursos para ela no as transações de mercado secundário envolvem um proprietário ou credor que vende a outra pessoa, esse mercados tem relação, pois os inventores compram do primário quando sabem que pode ser posteriormente vendido.

  1. O que as sociedades por ações (s/a) são obrigadas, por parte da cvm (comissão de valores mobiliários), a publicarem ?

Um relatório anual aos acionistas. O relatório anual resume e documenta as atividades financeiras da empresa durante o ano que passou. Além de  publicar as seguintes demonstrações financeiras: balanço patrimonial (bp), demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados (dlpa), demonstrativo de fluxo de caixa (dfc)  demonstração do valor adicionado (dva). Além de uma nota explicativa pelos resultados .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (395.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com