TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Victoriaaa

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Formação de comunidades em um esporte emergente

                                                     Victória Cafruni - PA1 GIL POA

   

1.1 Introdução

     A indústria esportiva vem crescendo de um modo significativo nos últimos anos (PONS et al, 2014). A pratica de esportes é uma forma de se manter ativo, compensando a rotina sedentária (ALVES, 2005). Mais do que isso, é uma forma de distração e de lazer ao mesmo tempo. 91% dos jovens utilizam seu tempo livre para a prática esportiva (BARROS, 2002).

    Outro fato que está afetando o crescimento da indústria esportiva é a emergência de esportes de nichos, como por exemplo: futebol americano (PONS et al, 2014), grupos de corrida (TRUCOLLO, 2008), entre outros. Tais esportes possuem algumas particularidades. O fato de não serem esportes de massa, faz com que sejam praticados por pequenos grupos. Nesse processo de conhecer esses esportes, as pessoas criam laços entre os praticantes, constituindo assim comunidades. Por exemplo os futevolistas que reconhecem-se uns aos outros através de afetos e emoções comuns, sabendo os seus limites e as suas potencialidades. (NETO, 2007)

    A investigação do engajamento de práticas esportivas e de suas respectivas comunidades pode fornecer insights para o entendimento da formação de comunidades em um esporte emergente.

    No entanto, ainda pouco se sabe sobre o contexto específico de esportes emergentes. Como, então se dá a formação de comunidades em um esporte emergente?

     Para responder ao problema de pesquisa acima, será realizada uma pesquisa junto a integrantes de uma comunidade de beach tennis da cidade de Porto Alegre.Com isso, pretende-se entender de que maneira se deu o engajamento dos integrantes em tal comunidade, os questionando sobre os fatores que os influenciaram a praticar esse esporte e analisando como funcionam a organização das comunidades.

    O conhecimento gerado a partir desse estudo não se dá apenas para entender melhor como funcionam as comunidades de estilo de vida, mas também para refletir sobre algumas práticas e comunidades que não atingiram o seu potencial de engajamento ainda. A partir da análise dos resultados, poderá ser pensado em possíveis maneiras de ser mostrado como se dá a melhor penetração em comunidades.  

                     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com