TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vistoriador

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

O curso cita todos os tipos de contêineres como:

  • Standard 20’/40’: utilizado para carga seca em geral, peças de automóveis, alimentos, brinquedos, componentes eletrônicos, etc.
  • Flat Rock: utilizado para cargas especiais que excedem a largura padrão do contêiner.
  • High Clube/HC: é um contêiner um pouco mais alto e de maior cubagem. Este contêiner é empregado com o objetivo de maior aproveitamento para cargas que exigem maior espaço e mais volumosas.
  • Open Top 20’/40’: usa cobertura de lona plástica para casos em que a carga é estivada por cima.
  • Platform: utilizado para transporte de veículos especiais, maquinários, etc.
  • Reefer 20’/40’:é um contêiner com equipamento de refrigeração, podendo com isso transportar a carga resfriada e ou congelada. Muito utilizado para transportar carnes e frutas.
  • Contêiner – tanque: utilizado no transporte de produtos líquidos.

O curso ensina a como identificar  contêineres,  

Sempre na porta direita, que está situada na parte de trás do contêiner, estão as identificações gerais do contêiner.

  • Processo de Vistoria

 

Vistoria de Contêiner vazio

 

As vistorias são feitas para assegurar que o equipamento está em boas condições de uso que oferecem segurança, tanto para a carga que será transportada, quanto para as pessoas envolvidas no trabalho de transporte, sempre na intenção de prevenir contra sinistros.

As vistorias devem ser feitas por um profissional habilitado, que deverá ter pleno conhecimento dos componentes estruturais do contêiner, além das Normas ISO, bem como obedecer aos padrões de vistoria especificados pelo proprietário, locador ou locatório do contêiner.

Existem maneiras diferentes para se proceder uma vistoria e que podemos chamar de tipos de vistoria:

 

Algumas visam apenas saber se o equipamento está bom para ser usado imediatamente (bpu);

Outras para devolução ao locador ou para saber se estão boas para determinado tipo de carga, outras para levantamento de dados de um sinistro, outras quando na compra do equipamento, etc.

Antes de iniciar uma inspeção, o vistoriador deve procurar saber qual o critério de vistoria do Armador que está utilizando o contêiner, pois, cada Armador tem seu próprio critério para instruir reparos, visando geralmente economia de gastos.

Ao se posicionar diante do contêiner, o vistoriador deve sempre seguir uma seqüência lógica de inspeção, para que, porventura, não deixe de verificar alguma avaria que poderá exigir um reparo.

O bom profissional de inspeção deve sempre dar as melhores indicações para o reparador, fornecendo medidas e locais, instruindo sempre o serviço  ser feito, conforme o critério do Armador.

É importantíssimo que tudo seja anotado, tanto na planilha de vistoria como no próprio corpo do contêiner, utilizando para isso os equipamentos ou ferramentas de trabalho, necessários para a execução das inspeções.

Equipamentos do Vistoriador

 

O profissional de vistoria deve ter em mãos alguns equipamentos que ajudarão a definir e instruir os reparos a serem feitos, como segue:

Giz Branco – será utilizado para demarcar áreas e locais avariados.

Trena métrica – utilizada para definir comprimento, largura e altura da avaria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com