TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WefasdfaFads

Por:   •  17/6/2015  •  Monografia  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 2

Escrita normalizada

Os desenhos técnicos necessitam de informações escritas. O tipo de escrita é chamado de caligrafia técnica, normalizado pela NBR 8402.

No Desenho Técnico, a caligrafia deve ser LEGÍVEL, UNIFORME e ADEQUADA a processos de reprodução, por isso exigem regras de espaçamento, forma, inclinação e altura.

A escrita, de letras desenhadas à mão deve ser de traço uniforme e pode ser inclinada ou vertical.  Executam-se com o auxílio de pautas servindo de guia ao traçado. Estas são constituídas por um conjunto de linhas retas horizontais Paralelas, cuja distância depende da altura nominal da escrita que se pretende executar e por um conjunto de linhas retas perpendiculares a estas (na escrita vertical) ou fazendo um ângulo de 75º com a horizontal (na escrita cursiva). As alturas das letras maiúsculas e minúsculas não devem ser menores do que 2,5mm.

Toda a informação escrita num desenho, sejam algarismos ou outros caracteres, deve ser apresentada em Escrita Normalizada.

Isso é válido, quer para a realização de um esboço a mão livre, quer para a realização de um desenho num sistema CAD, no qual o projetista ou desenhista tem sua vida facilitada, porque todos os programas contêm estilos de texto normalizados.

Além do caráter universal do Desenho Técnico, a Escrita Normalizada tem efeito de documento dentro de uma empresa e, por isso, não pode ser mal interpretado, por exemplo, com dúvidas do tipo: é um 7 ou 1, é um 4 ou 9?

Exemplo de escrita normalizada

[pic 1]

[pic 2]

  • A altura da letra maiúscula representada por “h” é a dimensão de referência em relação à qual são definidas todas as outras dimensões dos caracteres.

A gama de alturas normalizadas “h” é a seguinte: 2.5 – 3.5 - 5 - 7 - 10 - 14 - 20 mm.

As alturas h e c (altura da letra minúscula) não devem ser inferiores a 2.5 mm.

Dessa forma, na utilização simultânea de letras maiúsculas e minúsculas os valores mínimos para h e c serão respectivamente: 3.5mm e 2.5 mm.

Características da letra normalizada tipo A

[pic 3]

Características da letra normalizada tipo B

[pic 4]

bibliografia

http://docente.ifrn.edu.br/joaocarmo/disciplinas/aulas/desenho-tecnico/elementos-do-desenho-tecnico

http://www.daelt.ct.utfpr.edu.br/professores/cassilha/NBR%208402%20Escrita%20Desenho%20T%C3%A9cnico.pdf

http://files.etecnologica.webnode.pt/200000047-c1c7ac2c15/TIPOS%20DE%20ESCRITA%20NORMALIZADA%20EM%20DESENHO%20T-CNICO.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (582.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com