TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética aula tema 4

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 4

4. Pensamento Ético e Visão Estratégica

Segundo Francisco Gomes de Matos, “O não-pensar e a falta de visão estratégica tendem a anular a Ética”. Para tal expressão o autor define dois fatores básicos que impõem limites, inibem e empobrecem os pensamentos e a visão estratégica, estagnando a consciência ética, são eles o conhecimento totalitário (é o produto de uma ideologia do poder, que se traduz em “eu sei o que é melhor para você”) e a tecnologia sem alma (é o retrato do conhecimento exposto através da mídia, que se traduz em “é disso que você precisa”). Com o objetivo de criar solução para as limitações impostas através de tais fatores é preciso saber como superar os mesmo:

  • Em relação ao conhecimento totalitário é necessário questionar, e buscar o estimulo a crítica e à reelaboração do conhecimento. “Pensar é reelaborar, construir em cima, repensar” (MATOS, 2008 p.38).

  • Para a tecnologia sem alma é preciso contrariar o mercado, pois diante as tecnologias oferecidas, são vastas as opções do “não pensar”, pois as máquinas pensam por nós.

Sendo assim é preciso utilizar a tecnologia a favor do desenvolvimento da inteligência e não como recurso do não pensar e do consumismo passivo.  Portanto, o autor relata a utilização da tecnologia como o processo ético de libertação através da educação estratégica, "[...] Educação Estratégica abre o horizonte de oportunidades, conscientização das ameaças e decisões [...] a educação faz pensar [...] esse é o seu compromisso ético básico [...]" (MATOS, 2008 p.39).

Caso tal educação não seja implantada corre-se o risco de criarmos uma geração estudada com diferentes níveis de escolaridade, porém sem sabedoria. E a visão é fruto da sabedoria, adquirida através do conhecimento, que embasa os valores éticos, desenvolvendo o individuo com capacidades de questionador e criticar, ou seja, sabem pensar e sonhar, “só o homem educado tem condições de ser uma pessoa ética, pois pensa” (Matos, 2008 p. 40).

4.1  Formulação do Modelo de Ética Corporativa 

Diante de um mundo em constante transformação com o avanço da globalização, o acumulo de informações exige decisões rápidas, na busca pela sobrevivência no mercado atuante, criando os modelos com foco nas estratégias e renovação da cultura e da ética organizacional.

A empresa que pensa, que sonha, tem alma e é feliz, é o modelo de estratégia proposto pela organização ética, bem administrada com valorização do seu capital intelectual e que está em constante renovação, decorrente das mutações geradas pela necessidade do mercado.

Para o cumprimento da cultura organizacional no modelo embasado na ética, é preciso abdicar-se das 14 leis que regem a ineficácia e a ineficiência, que distorcem os princípios éticos, que estão presentes nas organizações formais e burocráticas que aplicam os conceitos de cultura fechada e estimulo a corrupção (conforme estudado na aula tema 4).

Como intuito de desenvolver e aplicar a cultura ética organizacional, Francisco Gomes de Matos, demonstra a formulação do modelo de ética corporativa com foca na renovação continua, liderança, cultura corporativa e estratégia, relatados em sete etapas a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com