TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial

Por:   •  5/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  832 Visualizações

Página 1 de 2

Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial

Segundo Maximiano (2002, p.416): “a ética é a disciplina ideal”. Esse comportamento ideal é definido pela sociedade onde o ser humano está inserido pela sua conduta.

O desenvolvimento tecnológico tem levado a sociedade a refletir sob os aspectos éticos relativos à atuação do profissional da informação. O desenvolvimento das relações de trabalho, a globalização, clientes mais exigentes, tudo isso contribui para a necessidade de estudos sobre o perfil do profissional da informação e como deve ser a sua postura no exercício de sua atividade profissional.

Ética Profissional

A ética profissional tem por objeto o conjunto de valores que uma determinada classe profissional deve se orientar e seguir para alcançar um modo de agir profissionalmente correto e adequado para o contexto que está e, isso é materializado por meio de regras, expressas em códigos de ética, orientadores da conduta profissional de um dado segmento

 De acordo com Spinelli (2011) um código de ética consiste num conjunto de diretrizes e normas que devem ser seguidas ou exemplos de conduta que possam auxiliar na resolução de situações novas. Também serve de base para julgamento de casos específicos ou mais complexos, utilizando sempre os princípios éticos gerais. Auxilia na interpretação do fato e na análise da respectiva conduta. As regras devem ser claras e dispor sobre os atos obrigatórios, facultativos e proibitivos.

Diretrizes de um Código de Ética

Para com a classe: proteger os interesses da classe e seus membros. Para com os clientes: quando o profissional é um consultor ou prestador de serviços e trata com clientes leigos. Para com os empregadores: quando os empregadores não têm conhecimento técnico da área e a relação com o empregado se baseia apenas na confiança. Para com os colegas de profissão: regular os mesmos interesses, auxiliando, assim, a todos. Para com a sociedade: evitar que a profissão não seja mal vista.

Utilidade na empresa

Os profissionais da empresa Diretriz raramente se deparam com dilemas éticos. A complexidade das atividades da área leva a desconhecidas possibilidades de ação e a ocorrência de eventuais danos. Quando, em um caso concreto, há divergência de opiniões ou condutas entre as pessoas envolvidas, as disposições de um código de ética entram em ação para fundamentar a ação dos indivíduos.

Basicamente, o código de ética está dividido em:

  1. Princípios da empresa e da profissão diante da sociedade;
  2. Direitos e deveres dos profissionais;
  3. Limites das relações que o profissional deve ter com colegas e clientes;
  4. Importância de manter o sigilo profissional;
  5. Uso de publicidade em cada área;
  6. Remuneração e os direitos no trabalho.

A ética significa então refletir sobre a qualidade das informações que serão passadas. Isto é, se os profissionais desejam prover a sociedade com bom trabalho ou apenas com conteúdos superficiais.

REFERENCIAS

MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Administração de Projetos São Paulo: Atlas, 2014.

SPINELLI, Antônio Babeto. Código de Ética Profissional. Disponível em: . Acesso em: 21 de maio de 2017, as 15:39.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com