TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Изменения в организации и парадигм перерывов

Tese: Изменения в организации и парадигм перерывов. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  Tese  •  9.416 Palavras (38 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 38

Universidade Anhanguera Uniderp

ATIVIDADES PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS

Professor (a) EAD: Prof. Oderson Dias de Mello

Curso de Administração

Disciplina: Tecnologias e Ferramentas de Gestão

Grupo 3º semestre

Jaqueline Elino Ferreira RA 374519

Ananízia Paula Pereira Ferreira RA 366315

Aline de Jesus Oliveira Lopes RA 364792

Liriani dos Remédios Cordeiro RA 354527

Paraty, 20 de Junho de 2013.

Introdução:

O rápido desenvolvimento da sociedade nas ultimas décadas protagonizado pela quebra de barreiras geográficas, aliadas a velocidade na produção e na transmissão de informações, indica que se vive um momento de mudanças aceleradas e constantes, em varias áreas, especialmente no campo de tecnológico. Desta maneira, as empresas devem competir em um mercado repleto de desafios.

A medida da competitividade de uma empresa é a capacidade de transformar seu setor para que gere nova riqueza, isto é, depende de sua capacidade de gerar mudanças, e a inovação é essencial para a empresa manter a competitividade.

A gestão da tecnologia é uma prática essencial para qualquer negócio. Ajuda as

empresas a administrar as operações existentes de forma mais eficaz e ajuda a desenvolver-se estrategicamente para fortalecer seus recursos, seu know-how e suas competências.

Conceito de mudança nas organizações, o papel do gestor organizacional, e identifique a empresa-alvo de sua pesquisa.

Apresentação da Empresa:

Razão Social: Supermercado Souza & Azevedo Paraty LTDA

Nome fantasia: Carlão Supermercados

Localização: Rua Manoel Torres, S/N – Parque Imperial – Paraty – RJ

Ramo de negócio: Mercado

Porte: grande

Missões e valores: Garantir sempre a melhor qualidade e diversidade de produtos aos nossos clientes. Atender sempre da melhor forma possível, a nossa alegria é em servir sempre.

Nome dos principais executivos: Carlos Alberto Souza

Breve Histórico da Empresa:

De um mercadinho pouco conhecido num bairro simples, porém que estava em crescimento. Foi a partir do crescimento da cidade que o dono viu um importante ramo de negócio. Surgiu então a ideia de abrir outro mercado ainda pequeno, mas com bastante movimento. O dono lembra que quando iniciou se ramo de negócio, seu mercado tinha poucas prateleiras, não tinha açougue, padaria, os caixas não tinha a tecnologia com programas adequados nada era informatizado.

Com poucas tecnologias viu que precisava se adaptar as mudanças que vem com a modernidade. O lado empreendedor, acompanhado de investimentos constantes em melhorias nos caixas aumento no espaço do mercado, e na capacitação e desenvolvimento de sua equipe tornou O Carlão supermercado, o mercado que mais vende e mais clientes tem em nossa cidade. Hoje conta com dois supermercados que possui padaria açougue e produtos diversificados que antes era até difícil encontrar na cidade.

Mudança nas organizações e quebras de paradigmas

Anos após anos a administração, ou a forma de se administrar, sofre constantes mudanças, podendo ser observadas diariamente dentro das organizações ou em ambientes onde se discutem novas formas de Administrar. Estas mudanças organizacionais são respostas às necessidades humanas e tecnológicas, que como num passe de mágica surgem em tempo menor que de um piscar de olhos. É importante observar que, o que hoje é considerado certo no ambiente organizacional, amanhã poderá não ser. Quando ocorre este processo de mudança de pensamento, acontece o que nós administradores chamamos de "quebra de paradigmas", esta "quebra" não deve ser considerada negativa, pois esse processo é o principal instrumento para se observar a evolução do pensamento da gestão empresarial.

Paradigma é, de forma geral, tudo o que é praticado ou compreendido como certo e absoluto.

O processo de quebra de paradigmas (de evolução) ocorre pelos seguintes passos:

• Velho paradigma ( ou forma de pensamento)

• Insatisfação com os velhos paradigmas e nascimento das necessidades

• Observação das necessidades

• Busca da resolução destas necessidades

• Concepção de um novo paradigma

• Busca de adeptos ao novo paradigma

• Aceitação do novo paradigma

• Evolução do pensamento e da Gestão Empresarial

A mudança, ou quebra, de paradigmas é a mola propulsora para a geração de soluções eficientes e de novos conhecimentos, além da otimização/ valorização do capital intelectual da empresa. E se uma empresa quer se perpetuar e constantemente evoluir no mercado em que atua, esta deve entender e defender que as mudanças são as chaves para sucesso empresarial.

Dentre vários fatores que forçam a mudança organizacional podemos citar: * Envelhecimento Precoce - Seu o supermercado sofrer concorrência substituído por um produto mais avançado e morrer perante o mercado. * Evolução Tecnológica - Seu concorrente adquirir uma tecnologia que venha a facilitar no processo de produção (Produzido em Massa) e por consequência diminui seus custos operacionais e preço de venda * Pressões de mercado: - Stakeholders Internos (Funcionários) - Procurando criar mudanças afim de, motivar e gera expectativas em cima de seus funcionários - StakeholdersExternos (Clientes e Fornecedores).

Definir o conceito e os papeis do gestor organizacional, com base no Livro –Texto da disciplina

O gestor organizacional seu principio é orientado por valores expresso na missão da empresa, para administrá-lo rumo ao objetivo. Ele pode ser capaz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com