TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Industrialização da Construção

Por:   •  7/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Nicolle Carolini Stumpf da Rosa

Relatório Aula 05 – Industrialização da Construção

A Industiralizaçao da construçao surgiu pela necessidade de produçao em massa, reduçao no tempo de obra, melhor planjemaneto da obra, reduzindo então gastos desnecessarios e consumo de materiais, incentivando a mão de obra especializada.

Elementos de concreto

Com o decorer da modernização na construção civil desenvolveu-se os pré-frabricados e pré moldados,há bastante semelhança entre si, porém os pré-fabricados acontece de maneira mais industrial, passando por diversos teste de qualidade ao decorrer da sua fabricação, sendo transportado pronto, as pré moldadas como o próprio nome já diz, é moldada previamente fora do local de instalação.

Concreto ganha destaque pelo seu caráter, pois facilitou a construção civil, por sua segurança, melhor qualidade dos insumos e produto final, mas é indispensável o cuidado com o armazenamento e transporte das peças.

Pré -Laje, prancha de concreto pré -moldado, indicadas para vãos menores e cargas uniformemente distribuidos, com instalação embutida.

Laje nervurado uniderecional tavela e vigota, laje de concreto armado, para vãos médios e cargas leves e médias, mas econômicas e dimunui o peso da estrutura. Ponto negativo manter a laje molhada no decorrer da primeira semana pós concretagem, geranto um alto consumo de água.

Laje nervurada bidirecional, portar-se entre a laje maciça e a de grelha, surgiu diante da necessidade de aumentar os vãos e pelo custo elevado da laje maciça. Melhora o aproveitamento do aço e concreto, com a existência de dois modelos os modados no local “in loco” e pré-moldadas.

Componetes de concreto, estacas, pilares, vigas que apioam a laje, paredes de alvenaria ou pré-fabricados e como fechamento para grandes vãos, escadas, painéis (vedação/ fechamento de musos), venezianas (manutenção da ventilação), elementos de canto, telhas, arquibancadas, vigas curvas, gradis (cercamento), galerias, meios fios e bate rodas, parede jardim, pergolados, cobogós.

[pic 1]

Fonte: http://construindodecor.com.br/tipos-de-concreto/

Madeira

Resistente durável, leve e fácil de trabalhar, consegue-se ser empregada tanto para construção civil, apoio nas obras, como revestimento e móveis em geral.

Ponto negativo, sua manutenção, pois a madeira precisa de tratamento especifico conforme a maneira que será utilizada, sendo na colocação e ao decorrer do tempo.

CTL (cross laminated timber)

Semelhante a madeira compensada, porém com maior rigidez estrutural, resistencia a tração e a compressão, por ser mais espessa. Utilizada para construção e móveis.

[pic 2]

MINIMOD Catuçaba / MAPA. Imagen © Leonardo fonte:https://www.plataformaarquitectura.cl/cl/893804/madera-laminada-cruzada-que-es- y-como-usarla

Estruturas metalicas

Empregada tanto na construção urbana, quanto em estágios, grandes pontes, por sua resistência e duração da obra, reduzindo em até 40% do tempo, de uma construção convencional, podendo fazer composições com outro matérias como alvenaria, tornando a obra hibrida. Facilidade no transporte, material renovável, obras mais limpas e secas.

Estrutura leve de aço – light steel frame, não combustível, diferentes meios de aplicação por ter componentes estruturais e não estruturais, casas, edifícios, estabelecimento de saúde e de ensino, por ter um peso menor diminui a carga sobre a fundação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (411.2 Kb)   docx (360.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com