TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PERCEPÇÃO DO LUGAR – LINEU CASTELLO

Por:   •  24/9/2019  •  Resenha  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ)

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

CAROLINA BRUSCATO FARINON

RESUMO INFORMATIVO

A PERCEPÇÃO DO LUGAR – LINEU CASTELLO

MORTE E VIDA DE GRANDES CIDADES – JANE JACOBS

CHAPECÓ – SC, 2019

A Percepção do Lugar – Lineu Castello.

No livro de Lineu Castello, o autor aborda neste livro o planejamento e o repensar urbano, a arquitetura, a percepção ambiental, lugar e também a ciência. Lineu começa seu ponto de vista com sua observação na virada do milênio, ele relata a globalização do mundo representando seu ‘’ponto de partida’’ com duas sociedades: a de produção para a de consumo.

Uma coisa da qual Castello aponta é a denominação do urbano, sendo a característica mais fortes dos lugares públicos de cidades e a qualidade básica dos lugares, são também vínculos dos quais nós humanos vivemos nesse tipo de espaço urbano.

Ele também aborda as relatividades dos lugares citados no livro, como clonagem, lugares que podem se tornar ricos em urbanidade, onde a dualidade dele é bem e exigente e não apenas negativa. Também cita sobre a psicologia da percepção, psciologia social, ambiental... e apontando o ponto de vista de lugar pela sociologia, ao ver correto do autor, sendo e devendo ser múltiplo, comenta e se questiona o quê a sociedade, vem a ser um lugar.

O autor escreve em seu livro, o conceito de lugar, que dispõe muitas áreas que fazem o uso desse termo; mostra que o caminho para se conceituar lugar é unir suas fundamentações das disciplinas que ele comenta, de modo que permita uma contribuição recíproca, mútua, e produzir algo que conecta as partes para englobar um todo e formar um conceito satisfatório de lugar, o que o próprio escritor chama de ‘’interpretação transdisciplinar’’.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com