TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Percepção Térmica

Por:   •  27/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório – Percepção Térmica

     Quando andamos pela cidade de Uberaba logo percebemos que a maioria dos locais não são projetados com o objetivo de fazer proveito de iluminação/ventilação natural. Todos esses locais, ao invés de se pensar algo para conter o calor excessivo da cidade para buscar o conforto térmico, fazem o uso de iluminação artificial mesmo quando não é necessário, aumentando assim o calor do ambiente e precisando, quase sempre, fazer o uso do ar condicionado.

      Em relação a faculdade, mesmo com todos os exaustores no bloco W, o calor que faz no bloco é um pouco desconfortável. Às vezes, mesmo com os ventiladores ligados, o calor dentro das salas é intolerável, fazendo com que a maioria dos alunos se sintam indispostos e sonolentos pelo calor no interior da sala. O bloco que nos traz melhor conforto térmico é o bloco X, que tem as janelas voltadas para o lago do Clube Uirapuru e a presente das vegetações em volta do bloco.

     A maioria das vezes em que ando pela cidade faço o uso do transporte coletivo, como ir para a faculdade, para casa de amigos/namorado, passeios, etc. No caminho percebe-se que a maioria dos locais da cidade faz o uso do ar condicionado. Uberaba é uma cidade muito quente e nem sempre podemos fazer com que esse calor seja contido, principalmente por não ter muita arborização nas ruas da cidade. Dentro do transporte público, por ter muitas pessoas, o calor aumenta bruscamente por não ter muito espaço para que o ar circule. Para tentar controlar esse calor e fazer com que o ar circule e faça assim com que o ônibus seja um transporte mais agradável, existem umas aberturas na parte superior do veículo, que servem como saída de emergência, e assim faz com que entre mais ventilação no interior.

    Mesmo com essas aberturas, o calor dentro do transporte público é insuportável. Caso você não se senta próximo a janela para que o ar bata diretamente em você, é quase impossível se sentir confortável em relação ao calor dentro do veículo.

     [pic 1][pic 2]

     Quando está um dia muito quente, quando chego em casa, sinto um alívio enorme pois minha casa é bastante fresca pois não bate muito sol, porém, quando está muito frio na cidade, está o dobro dentro da minha casa por não ter batido sol durante o dia. Por esse motivo, fazemos o uso excessivo de iluminação artificial pois a casa fica bastante escura, o que é um ponto bastante negativo. Mas fazemos o uso da ventilação natural com claraboias para que o ar circule e para que entre iluminação natural, por mínima que seja. O local que eu me sinto mais confortável dentro da minha casa é meu quarto, pois uma das claraboias está dentro dele, então há bastante ventilação e luz.

     

     É importante nos sentirmos confortáveis nos locais que passamos/permanecemos por muito tempo. A sensação térmica dos locais interfere diretamente no humor e no conforto das pessoas como por exemplo, caso você esteja no local de trabalho e aquele local seja muito quente, a pessoa que está trabalhando provavelmente se sentirá mau humorada e desconfortável, não fazendo o seu serviço da melhor forma ou melhor do que faria se a temperatura do local estivesse mais agradável.

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (743.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com