TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Urbanização VDA

Por:   •  6/3/2018  •  Resenha  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

Urbanização

O processo de urbanização, só acontece diante de um fator. O indivíduo. A cidade nasce a partir desse grupo que se instaura em determinado lugar, começando o processo de urbanização.

Fato é que o processo de criação da cidade acarreta em diversas consequências e na maioria das vezes vem com o fator da industrialização, o crescimento da cidade parte de locais que tem estrutura para receber determinadas pessoas que almejam por uma boa condição de vida que é superestimada e que a partir disso vai criando grande adensamento de pessoas nos centros urbanos, trazendo problemas sobrecarregados para a cidade de poluição, trânsito, violência e vários outros. Percebemos que, dessa forma temos cidades muito desenvolvidas –porém com muitos problemas urbanos- causados pelo exôdo rural, como temos pequenas cidades estagnadas e sem desenvolvimento por não haver pessoas suficientes que façam uma cidade funcionar.

O colar metropolitano, com as cidades de Marliéria, Jaguaraçu, São domingos do Prata, por exemplo, guardam algumas cidades que teriam grande potencial de desenvolvimento, mas que por grande parte da população não permanece nesses locais, por questão de estudos e emprego acabam ficando estagnadas.

Dessa forma vemos as cidades crescerem e se adensarem, com seus muitos problemas e oportunidades e os interiores diminuírem e não se desenvolverem, já que aqueles que precisariam de um desenvolvimento, já não se encontram por lá.

Habitação social

As habitações sociais tem como objetivo reduzir o defict de ofertas de imóveis residências de baixo custo. As mesmas tentam solucionar os problemas de infraestrutura e ajudando indivíduos com dificuldade a moradia.

As mesmas são importantes para os indivíduos e as cidades e o arquiteto assim como o governo possuem um papel muito importante, já que se trata de seres humanos e dos locais que os mesmo passarão os seus dias.

Grande critica levantada sobre as habitações sociais é que, muitas delas ignoram como as pessoas são e apenas as realocam sem levar em consideração o indivíduo em si.

São questões que devem se considerar, chamando atenção não só a quantidade do que se produz, mas a qualidade do local, mesmo se tratado de uma habitação de baixo custo.

Metropolização

As metrópoles são as zonas nas quais as demais cidades tornam-se dependentes e interligadas economicamente, como BH. Muitas vezes contam com o processo de industrialização para se formares, acontecendo de forma bem parecida com a urbanização.

O grande problema está, em como essas metrópoles se formam e crescem. Na maioria das vezes é um crescimento tão rápido e descontrolado que não conta com o devido planejamento urbano, fazendo com que a qualidade de vidas dessas cidades caia.

O processo de metropolização muitas vezes acarreta no processo de desmetropolização, que também está ligado a indústria, porém ao abandono da indústria de determinada metrópole que migra para outras cidades, podendo levar os problemas de crescimento da metrópole para cidades menores, o que também é preocupante, levando problemas de grandes cidades, para cidades menores que não possuem estrutura para lidar com muitos dos problemas vivenciados nas então metrópoles.

Timóteo e ARMVA discutem estratégias para revisão do Plano Diretor Municipal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (30.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com