TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS AMEAÇAS DE NOVOS ENTRANTES

Por:   •  19/10/2022  •  Dissertação  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 3

5 FORÇAS DE PORTER

1. AMEAÇAS DE NOVOS ENTRANTES

A AM Idiomas pertence a um mercado de barreira de entrada baixa, no qual as exigências para funcionamento são mínimas. Mesmo entre os professores, ainda que se priorize aqueles com formação acadêmica, este não é o único critério de capacidade profissional, uma vez que idiomas é, possivelmente, a área em que há mais proficientes autodidatas, que não cursaram nenhum tipo de educação formal no setor.

2. RIVALIDADE ENTRE CONCORRENTES

Ainda que inserida em um mercado com grande concorrência, a AM Idiomas conta também com a grande demanda por cursos de idiomas estrangeiros, que vem crescendo nos últimos anos como resultado do processo de globalização e maior relação internacional em diversos setores. A adaptação ao ensino remoto dá à empresa uma vantagem competitiva sobre instituições que, anteriormente à pandemia, exerciam suas atividades de forma presencial e enfrentaram problemas para conseguir se adaptar ao novo modelo social.

3. PODER DE BARGANHA DOS CLIENTES

O setor de instituições de ensino é caracterizado pelo alto poder de barganha dos clientes, que são de distintos grupos sociais e têm poder e intenção de compras diferentes, e que se aproveitam da flexibilidade de valores aplicados de uma instituição de ensino a outra para barganhar valores ao dar prioridade para o contrato com uma empresa específica.

Deve-se notar que se trata de uma empresa que não se enquadra como prestadora de serviços essenciais, ou seja, virtualmente, seus serviços são descartáveis. Isso faz com que o poder de barganha dos compradores seja ainda maior, uma vez que estes têm, de fato, a opção de não pagar os valores pedidos pelas escolas. Sendo assim, é necessário fazer uma análise do mercado para determinar fatores como valor médio, poder de compra do público-alvo, margens de lucro e possibilidades de negociação para chegar ao equilíbrio entre o lucro máximo desejado e o que é viável ao poder de bargamha do cliente neste cenário.

4. PODER DE BARGANHA DOS FORNECEDORES

No caso da AM Idiomas, não há fornecedores de matéria-prima ou materiais porque todos os serviços são realizados de maneira remota. No entanto, deve-se considerar que, para a realização de todas as atividades administrativas e dos cursos ministrados pelos professores, é necessário que haja conexão à internet, e pode-se incluir então os prestadores de serviço de internet aqui como fornecedores, que costumam oferecer pacotes fechados de diversos valores para públicos diferentes, e normalmente trabalham com valores tabelados.

5. AMEAÇAS DE PRODUTOS SUBSTITUTOS

Por se tratar de uma área de barreira de entrada baixa, a empresa enfrenta sérias ameaças de substituições, uma vez que a ampla concorrência oferece vantagens que não se limitam apenas a valores monetários. Ainda que seja uma empresa que está com crescimento considerável, não se deve considerar que outras instituições podem oferecer vantagens sobre os seus serviços, tais como:

  • Localização geográfica: uma parcela de clientes tende a dar preferência a instituições mais próximas de si, mesmo em casos de serviços prestados de forma remota;
  • Preços: algumas instituições podem ter políticas que permitem a cobrança de valores mais baixos pelos mesmos serviços, obtendo vantagem financeira;
  • Preferência por redes de ensino maiores: muitos alunos de idiomas estrangeiros tendem a preferir contratar escolas maiores, como franquias, ao decidir estudar.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com