TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abstracionismo

Por:   •  25/5/2015  •  Resenha  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 3

                     O movimento moderno

Pressupostos

Pilares que sustentam o discurso movimento moderno como uma causa:

1° Arte- a arte sempre foi uma maneira que o homem viu de representar a natureza pelo olhar dele com um conjunto de técnicas disponível. (reprodução do mundo, entendimento de uma época, retratos). A arte até certo ponto da história era representativa, quando a fotografia foi inventada, isso foi perdido, pois a fotografia fazia o que a arte fazia, mais rápido e mais preciso. A arte se perder. Após isso os artistas não se preocupam mais com a representação fiel e sim as técnicas usadas e o processo em si (o verde não é verde, se você chegar perto é um pingo amarelo perto de um pingo azul que faz o verde). Uma saída para que a arte continue fazendo parte da vida. Abstracionismo.

Com a arte moderna, o artista para de se preocupar em tentar representar algo, e se preocupado só com a técnica, com a arte. Para de se preocupar com a forma. [pic 1]

1911- der Blaue Reiter – o cavaleiro azul – arte moderna (abstracionismo)

“Desmoronamento” do sistema baseado na “Exatidão da visão” – não há mais exatidão na visão, o mundo que a gente vê não é real, é algo criado pela moda, pelo consumo.

-A arte não pode depender do “objeto” ela deve “abstrair” a forma.

Há de se penetrar além da “aparência das coisas.” Para isto o artista precisa desenvolver um “olhar interior”, que ultrapasse a forma externa das coisas, que seja seu íntimo, o seu pulsar. O artista vai olhar o mundo, tirar a essência do mundo, e torna-la arte. Comunicação intersubjetiva entre o sujeito artista e o sujeito espectador. Com a arte abstrata no cotidiano há o descongelamento da alma do espectador, ele vai começar a olhar o mundo diferente, e com isso vai agir diferente, tentando atingir universalmente, a arte é instrumento próprio para a liberdade perante o mundo consumista.

“Conteúdo-Força” – é a essência do mundo que o artista põe na Arte que nos faz sentir algo, a gente não sabe o porquê acha o quadro bonito, ou aquela arte bonita, mas acha.

1° Guerra Mundial 1914/1918 – a respeito da produção, materialidade dos produtos e as pesquisas tecnológicas feitas durante a guerra.

- O “Fechamento de Fronteiras” – chamar o cidadão a uma espécie de condição de patriotismo. O individuo precisa criar uma condição interna de patriotismo. Vai indicar um conjunto de restrições econômicas. ”Brasil importava instrumentos para a guerra da Alemanha, todavia a Alemanha guerreou com outra nação, fazendo com que a exportação para o Brasil fosse cessada”.

- “Conversão” da indústria – mudança das indústrias que fabricavam outros produtos, mudarem a produção para produtos relacionados com a guerra, perdendo o seu investimento. Quanto mais racional ele for, produzir mais, gastando menos, melhor é para o país.

-Pouca atividade Produtiva

-Pouca Mão de Obra – a maioria vai para a guerra. (Homens)

-Pouca Construção Civil – pra que construir se pode ser destruída na guerra

-O Trabalho Feminino – Volta ao mercado de trabalho, pois os homens vão para a guerra, e as mulheres não estavam no mercado de trabalho e sim em suas casas cuidando dos filhos e do lar. Depois que a mulher experimenta de novo o “trabalhar”, o “saber”, essa autonomia que foi alcançada, a mulher quer voltar a participar do mercado de trabalho, quer ser cidadão, vai lutar pelos seus direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (73.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com