TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bjbjbj

Por:   •  30/3/2015  •  Monografia  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

Arte Grega

A beleza e a perfeição da arte grega é algo que chama a atenção de todos os que se aprofundam em suas obras, pinturas e esculturas, os quais são os alicerces da cultura europeia. Seus feitos eram sempre voltados para o real, se baseando nas ações humanas e utilizando a arte como forma de manifestação, mantendo sempre uma ideia de busca pela perfeição.

A arte grega é e sempre foi tão admirada que os romanos quando dominaram a Grécia procuraram utilizar as ideias artísticas dos gregos em suas obras. Em relação a arquitetura os gregos utilizavam muitos detalhes, tendo como tema principal a religião representada por deuses e deusas, focados no racionalismo e na inteligência, ou seja, se preocupavam em demonstrar em suas esculturas até mesmo as expressões, nervos e músculos. Em suas pinturas utilizavam a arte da cerâmica, buscando a harmonia entre as cores e o desenho, as quais foram evoluindo ao longo do tempo, os vasos na maioria das vezes eram da cor preta e utilizados em rituais religiosos, os pintores gregos representavam cenas cotidianas, batalhas, religião, mitologias e outros aspectos da cultura grega.  A arquitetura grega era dividida em três estilos: Coríntio, caracterizada pelo excesso de detalhes, os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas, sendo o método menos utilizado. Dórico, nele se expressa o pensamento simples, ou seja, com poucos detalhes, traduzindo a forma do homem. Jônico, transmitia leveza, traduzia a forma da mulher.

Os elementos estéticos criados pelos gregos são tão interessantes que até hoje influenciam na arte contemporânea, movimentos como o Renascimento, o Iluminismo e o Classicismo tiveram grande preocupação em retomar e refletir à luz das ideias lançadas pelos gregos. Sendo assim, fica claro que o legado artístico grego ainda tem grande utilidade para os dias de hoje.

Enfim, quando pensamos em arte grega logo a relacionamos com o belo, podemos até citar um termo muito utilizado quando vamos nos referir a uma pessoa de boa aparência, o famoso “Deus Grego”, que é um exemplo claro de que a arte grega nos transmite a ideia da perfeição.

Bibliografia

www.casperlibero.edu.br

www.suapesquisa.com

www.brasilescola.com

www.historiadomundo.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com