TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIO SUSTENTÁVEL

Projeto de pesquisa: CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIO SUSTENTÁVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 5

CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS SUSTENTÁVEIS

Resumo: Nesse trabalho, abordaremos um assunto de extrema importância ao meio ambiente, a construção sustentável de edifícios. Hoje os edifícios são os principais responsáveis pelos impactos causados à natureza, pois consomem mais da metade de toda a energia usada nos países desenvolvidos e produzem mais da metade de todos os gases que vem modificando o clima. Comprometem-se a difundir maneiras de construir com menor impacto ambiental e maiores ganhos sociais, sem, contudo, ser inviável economicamente. A elaboração de um projeto de engenharia na busca por uma maior sustentabilidade deve considerar todo o ciclo de vida da edificação, incluindo seu uso, manutenção e sua reciclagem ou demolição. O caminho para a sustentabilidade não é único e muito menos possui receitas, e sim depende do conhecimento e da criatividade de cada parte envolvida.

Palavras-Chave: Edifícios 1. Sustentabilidade 2. Construção 3.

1. Introdução

A construção sustentável é uma forma de promover a busca pela igualdade social, valorização dos aspectos culturais, maior eficiência econômica e menor impacto ambiental nas soluções adotadas nas fases de projeto, construção, utilização, reutilização e reciclagem da edificação, visando a distribuição equitativa da matéria-prima e garantindo a competitividade do homem e das cidades. Enfim, a construção sustentável visa tornar as construções mais ecologicamente responsáveis.

Conscientização

A ideia da redução drástica do impacto ao meio ambiente está intimamente ligada ao conceito de sociedade sustentável, aquela capaz de prover crescimento e bem-estar à sua população, interagindo com o meio ambiente sem comprometer a viabilidade e o bem-estar das gerações futuras. Não conseguiremos fazer isso sem mudarmos radicalmente nossos padrões de consumo e processos de produção. Precisaremos, acima de tudo, revisar nosso conceito cultural de desenvolvimento e bem-estar. Empresários apostam em "empreendimentos verdes", com as certificações, tanto no âmbito da edificação quanto no âmbito do urbano. No entanto, muitos edifícios rotulados como verdes refletem apenas esforços para reduzir a energia incorporada e são, em muitos outros aspectos, convencionais, tanto na aparência quanto no processo construtivo. Além disso, devem-se questionar os benefícios que um selo desenvolvido para outra realidade pode trazer, especialmente para países como o Brasil que ainda não resolveram seus problemas mais básicos como pobreza e desigualdade social.

Propostas

A edificação sustentável propõe uma transformação do mercado até um meio construído mais eficiente, com um menor impacto sobre o que lhe rodeia e que seja capaz de cuidar das pessoas que habitam seu interior. A tecnologia cumpre um papel fundamental para o desenvolvimento de edifícios sustentáveis. Tecnologia que assegure o uso eficiente de instalações e que permita a monitorização/controle em tempo real para a gestão eficiente da energia e recursos. Tecnologia que ajude as pessoas que trabalham nos edifícios a serem mais eficientes; permitindo implantar formas de trabalho flexíveis e avançando até modelos de escritórios sem papel.

A implementação de sistemas de aproveitamento de águas pluviais para fins não potáveis, como rega de jardins e áreas verdes; lavagem de pisos, passeios e fachadas; ornamentação paisagística e descarga de vasos sanitários torna-se uma alternativa bastante viável para as novas edificações. Além da água de chuva coletada no sistema de drenagem de edifícios, outras fontes de água bruta, normalmente ignorada, como a água de condensação de ar-condicionado e a proveniente de cortinas de drenagem de lençol freático também podem ser aproveitadas para os fins não potáveis.

Apesar de ser uma alternativa economicamente viável e sócio ambientalmente correta, o aproveitamento de águas pluviais não deve ser implementado de forma irresponsável. Diversas pesquisas (May, 2004; Jaques et al., 2005; Valle et al., 2005) demonstram que a água de chuva carrega poluentes (substâncias tóxicas e bactérias), cuja ingestão ou contato com a pele e mucosas pode causar doenças, que vão desde simples irritações cutâneas a severas infecções intestinais. Dessa forma, é importante o tratamento da água armazenada antes de sua utilização, principalmente quando o uso pretendido envolve contato direto com seres humanos.

FIGURA 1 – Modelo de edifício com sistemas de reaproveitamento pluvial

FONTE - http://blog.construir.arq.br/wp-content/uploads/2013/10/aguas_pluviais1.jpg

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com