TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISSERTAÇÃO D EGRADUAÇÃO

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.542 Palavras (11 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

SUMÁRIO

1 TÍTULO:        2

2 TEMA DA PESQUISA        2

3 DEFINIÇÃO DO OBJETO E OBJETIVO DA PESQUISA        3

3.1. OBJETO DA PESQUISA        3

3.2. OJETIVO DA PESQUISA        3

4. DEFINIÇÃO DOS METODOS DE PESQUISA ( METODOLOGIA)        4

5. REVISÃO BIBLIOGRAFICA        6

6. DEFINIÇÃO DO OBJETIVO GERAL DO TC        9

7. JUSTIFICATIVA DO TC        9

8. REFERÊNCIAS E BIBLIOGRAFIA A SER CONSULTADA        13

8.1. REFERÊNCIAS CONSULTADAS        3

8.2. REFERÊNCIAS A SER CONSULTADAS        14

9. CRONOGRAMA        15

1. TITULO

“REQUALIFICAÇÃO URBANA: O PARQUE, A PRAÇA E A RUA”. 

2. TEMA DA PESQUISA

Requalificação urbana: Projeto paisagístico dos espaços livres públicos na Vila Operaria da Cidade de Iporã-PR. Integrando a praça, o parque e a rua.


3. DEFINIÇÃO DO OBJETO E OBJETIVO DA PESQUISA

3.1.OBJETO DE PESQUISA

O Objeto de pesquisa e estudo de caso utiliza-se dos espaços livres públicos da Vila Operaria na Cidade de Iporã-PR. Onde a intervenção urbana integrará os espaços libres públicos: A praça, o parque e a rua.

 A cidade é um espaço construído constituído por espaços públicos abertos a todos e espaços privados de acessibilidade limitada. Na maioria das cidades os espaços privados ocupam uma parte significativa do seu território, contudo, aquilo que melhor as caracteriza são os seus espaços públicos. MATOS (2010, pag.17).

A pesquisa pretende fundamentar conceitos já existentes sobre a concepção dos espaços livres públicos, valorizando a ambiente local através de projeto paisagístico.

3.2.OBJETIVO DA PESQUISA

Pesquisar e compreender conceitos de praças, parques e ruas no contexto de uma proposta de requalificação urbana na Vila Operaria na cidade de Iporã-PR. A pesquisa apontara projetos paisagísticos, requalificação urbana, sistema de espaços livres, leis municipais e estaduais. Afim de embasar a proposta de requalificação.

Este trabalho pretende apresentar uma proposta fundamentada em conceitos já existentes sobre a concepção dos espaços livres públicos.

A pesquisa apontara questões voltadas principalmente ao lazer e também a conservação do meio ambiente, apontando soluções paisagísticas para ocupação dos espaços livres públicos.

4. DEFINIÇÃO DOS METODOS DE PESQUISA (METODOLOGIA)

A pesquisa tem início na análise de teorias circundantes sobre o tema proposto, bem como, as relações dos espaços livres públicos com a utilização destes por seus usuários. Será averiguada também obras correlatas acerca do tema. Desse modo, pode-se dividir a pesquisa na sequência:

- Pesquisa teórica e bibliográfica sobre o tema em: livros, artigos e revistas cientificas;

- Breve histórico sobre requalificação urbana;

- Definição de Praça, parque e rua;

- Apresentação de como os sistema de espaços livres podem ser benéficos e importantes para o seu humano;

No local de implantação será efetuada uma pesquisa documental na Prefeitura Municipal, para averiguar a situação da Vila Operaria. Nessa etapa busca-se:

- Exploração do local a ser requalificado;

- Pesquisar leis que possibilitaram a implantação da vila operaria sem a devida infraestrutura;

- Leis que a caracterizam como ZEIS;

- Plano diretor e Leis que alteram a Planta Geral da Cidade;

- Densidade demográfica da vila operaria;

Serão adotados na pesquisa descritiva, a história do local do projeto, tendo em vista sua regularização fundiária, onde os terrenos foram cedidos pela prefeitura para sanar o déficit habitacional no município, com habitações de interesse social.

A pesquisa apontara as datas e de que forma foram feitas estas doações, onde não havia parcelamento do solo nem a criação de matriculas individuais de cada propriedade. Nessa etapa busca-se:

- Exploração do local a ser requalificado;

- Catalogar documentos junto a Prefeitura Municipal, para verificação da situação dos espaços livres públicos;

- Levantamento da densidade habitacional dos moradores da vila operaria;


5. REVISÃO BIBLIOGRAFICA

- SISTEMA DE ESPAÇOS LIVRES PÚBLICOS;

Macedo (1999) apud Friedrich (2007) afirma que os espaços livres públicos assumem a forma de ruas, praças, largos, pátios, quintais, parques, jardins, terrenos baldios, corredores externos, vilas e vielas. A esta lista poderíamos incluir ainda lagos, represas, rios e demais áreas naturais dentro do tecido urbano.

- ESPAÇOS PÚBLICOS E QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES;

Os espaços livres públicos resultam de uma variação das ações urbanas e dos mais diversos usos dos espaços livres. A diferença entre Público/privado, exterior/interior, coletivo/individual, se torna ainda mais relevante pela desagregação social e funcional dos bairros, pelo manifesto de novas centralidades e novas sociabilidades, pelo desenvolvimento de novos meios de transportes ou resgate de meios simples e muito eficazes como o caso da ciclismo.

“O aumento da mobilidade e a diversidade de contatos abertos aos indivíduos permite-lhes, não só, de multiplicarem-se por diversos papéis e identidades, mas também pertencerem a diversas redes fragmentadas por diversos lugares afastados” (SALGUEIRO, 1998, p.228) .

- INTERVENÇÃO EM ESPAÇOS PUBLICOS;

O ambiente construído público, pode ser definido como um espaço social, que possibilita uma interação de agrupamentos recreativos sociais e culturais. Exercendo importante papel na identidade do bairro ou cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (459.6 Kb)   docx (3 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com