TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCICIOS RESOLVIDOS INSTALAÇÕES

Por:   •  10/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.528 Palavras (11 Páginas)  •  1.369 Visualizações

Página 1 de 11

1° QUESTÃO (3,0 Pontos): Instalações Prediais de Água Quente (Vídeo aula em: 24/04/2020 – Aula 11).

‘O fornecimento de água quente representa uma necessidade nas instalações de determinados aparelhos e equipamentos ou uma conveniência para melhorar as condições de conforto e higiene em aparelhos sanitários de uso comum. A Norma ABNT NBR 7198 fixa as exigências técnicas mínimas quanto à higiene, à segurança, à economia e ao conforto dos usuários, pelas quais devem ser projetadas e executadas as instalações prediais de água quente. Esta Norma se aplica às instalações prediais de água quente para uso humano, cuja temperatura seja, no máximo, de 70°C.’

  1. Em relação aos aparelhos e equipamentos, qual dos itens apresentados abaixo, é definido como um dispositivo destinado a absorver as dilatações lineares das tubulações?
  1. Junta de Expansão
  2. Dispositivo de Circulação
  3. Válvula de Segurança
  4. Misturador
  5. Dispositivo anti-retorno

  1. Ainda abordando neste tópico, os aparelhos e equipamentos, qual opções abaixo, é definido como um aparelho que se compõe de um reservatório dentro do qual a água acumulada é aquecida?
  1. Aquecedor Instantâneo
  2. Reservatório Superior
  3. Aquecedor de Acumulação
  4. Aquecedor a gás
  5. Reservatório de Acumulação
  1. O que seria um dispositivo destinado a manter sob pressão a rede de distribuição predial, composto de tubulação, reservatórios, equipamentos e instalação elevatória?
  1. Aquecedor de Acumulação
  2. Dispositivo Anti-retorno
  3. Junta de Expansão
  4. Dilatação Térmica
  5. Dispositivo de Pressurização
  1. No contexto das terminologias apresentadas nesta norma, qual delas define-se como sendo um dispositivo destinado a evitar que a temperatura da água quente ultrapasse determinado valor?

            Válvula de segurança de Temperatura

  1. Em uma edificação de classe média, com 15 pavimentos e um total de 90 apartamentos, foi dimensionado uma capacidade dos reservatórios de água fria totalizando, já com a reserva técnica, 108.000 litros divididos entre os reservatórios superior e inferior. Para o projeto de instalação de água quente desta edificação, o projetista dimensionou, para atender o consumo, um reservatório tipo boiler. Para atender o volume mínimo deste boiler, é necessário estimar o consumo diário, portanto pede-se: estime o Consumo Diário, atendendo aos critérios para base de consumo da ABNT NBR 7198 para instalações prediais de água quente, adotar para cada ocupante da edificação uma per capita de 60 litros, e uma per capita para cada hidromassagem de 160 litros. A edificação possui 06 apartamentos por pavimento, e cada apartamento possui dois quartos com dependência de empregada. Considerar uma hidromassagem em cada apartamento para 50% das colunas (de água fria) desta edificação.

[pic 1]

2° QUESTÃO (3,0 Pontos): Instalações Prediais de Esgoto Sanitário (Vídeo aula em: 08/05/2020 – Aula 13).

‘A norma técnica NBR 8160, é responsável pelo Sistema Predial de Esgoto Sanitário – Projeto e execução. Este sistema tem como objetivo coletar e afastar da edificação todos os despejos provenientes do uso da água para fins higiênicos, encaminhando-os para um destino adequado, permitindo rápido escoamento dos esgotos; fácil desobstrução das tubulações; vedando a passagem de gases e animais das tubulações para o interior das edificações; e impedindo a poluição ambiental, principalmente dos mananciais d’água.’

  1. A Concepção é a etapa mais importante na elaboração de um projeto de esgoto sanitário, onde ocorrem a maioria das análises e decisões do projetista. Nesta etapa são realmente importantes os conhecimentos, a experiência e os critérios adotados pelo engenheiro, onde deve-se identificar alguns pontos geradores. Que tipo de gerador, define-se como sendo as águas que contêm dejetos, portanto provenientes de vaso sanitário?

(A) Águas com gordura

(B) Águas negras

(C) Águas de reuso

(D) Águas tratadas

(E) Águas servidas

  1. Analise as seguintes afirmativas apresentadas abaixo:
  1.       Os ramais de ventilação e a coluna de ventilação compõem o sistema de ventilação. Sua finalidade é proteger os fechos hídricos dos desconectores de romperem por aspiração (vácuo) ou compressão (pressão) e encaminhar os gases emanados da fossa ou coletor público para a atmosfera.
  2.       A Concepção, que é uma das etapas de elaboração de um projeto de instalações de esgoto, consiste na elaboração das instruções técnicas escritas e desenhadas necessárias para a execução do projeto.
  3.       Dimensionamento consiste em determinar os diâmetros capazes de proporcionar a vazão necessária.
  4.       Na etapa do Dimensionamento, deve-se definir o posicionamento das caixas e ralos sifonados e das caixas retentoras.
  5.       Os aquecedores, reservatórios de água quente e as tubulações devem ser projetados e executados de forma a racionalizar o consumo.

Responda: É correto o que se afirma em:

  1.  II, IV e V, apenas
  2.  I, II e III, apenas
  3.  I, III e IV, apenas
  4.  I, III e V, apenas
  5.  Nenhuma das alternativas estão corretas

  1. A ABNT NBR 8160 determina as partes constituintes para uma instalação de esgoto sanitário, dentre as principais, qual delas define-se por ser um dispositivo de fecho hídrico destinado a vedar a passagem de gases e animais para o interior da edificação?
  1. Ramal de Esgoto
  2. Desconector
  3. Ramal de Ventilação
  4. Ramal de Descarga
  5. Coluna de Ventilação
  1. Quando em projeto é determinado o tratamento particular do esgoto gerado de uma edificação, dentre as opções, pode ser adotado o tratamento através de um Tanque Séptico de Câmara única, regulamentado através da norma ABNT NBR 7229/93 que trata do projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos; e da norma ABNT NBR 13969/97 que abrange o tratamento e disposição final dos efluentes de tanques sépticos. A partir dos dados apresentado, estimar a área de infiltração necessária para o sumidouro e o volume da fossa séptica de câmara única (expresso em m³). Considere um edifício de apartamentos tipo com 3 pavimentos, com 3 apartamentos por pavimento de 2 quartos com dependência de empregada. O tempo de infiltração obtido por ensaios foi de 10 minutos. O solo tem aspecto de pouco argiloso – areia ou silte. Considerar Ci = 50 l/m²xdia.

OBS: Apresentar os cálculos:

- O número de contribuintes (N);

- O Consumo Diário para determinação do “T”;

- O Volume da fossa séptica de câmara única (V);

- A Área de infiltração necessária para o sumidouro (A).

[pic 2]

  1. O objetivo quando se projeta instalações de esgoto sanitário é dar um destino adequado a todo esgoto gerado de residências e industrias, mas não cabe a preocupação com o esgoto de grandes comunidades, que merece ser tratado por especialistas no assunto. Dentro da aula de Instalações Prediais de Esgoto Sanitário, foi apresentado um estudo de caso relacionado as instalações de esgoto sanitário (doméstico) de uma comunidade no Rio de Janeiro no bairro Bonsucesso. Foi constatado na pesquisa realizada pela Professora Rachel Pires (in loco), que as quinhentas residências da comunidade possuíam suas instalações de esgoto (no interior das casas), porém nenhuma das instalações eram ligadas corretamente em coletores (público ou privado) para o devido tratamento, sendo, portanto 100% das residências contaminando, com o esgoto gerado, o solo e os cursos de águas doce na região.

Pergunta-se: Qual foi o método utilizado pela pesquisadora para obter dados comprobatórios para apresentação a concessionária responsável em função do impacto causado pela comunidade do esgoto gerado e despejado sem tratamento (in natura) na Bacia do Rio Faria Timbó e qual foi a proposta para solucionar o problema?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (206.5 Kb)   docx (734.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com