TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kisho Kurokawa

Por:   •  10/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL

Campus Pedra Branca – Curso de Engenharia Civil

Introdução a Arquitetura e Urbanismo – Carla Caldas

KISHO KUROKAWA

Joana Felipe Scheneider

Letícia Nunes Góss

Palhoça, Novembro de 2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. BIOGRAFIA 4

3. ESTILO ARQUITETONICO 5

4. PRINCIPAIS OBRAS 6

5. CONCLUSÃO 12

6. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 13

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo principal abordar a vida, o estilo arquitetônico, as obras e algumas curiosidades do arquiteto Kisho Kurokawa. Com maior ênfase em algumas obras como, por exemplo, a Casa Vicens, Templo Expiatório da Sagrada Família, Parque Güell, Casa Battló e por fim a Casa Milà.

2. BIOGRAFIA

Nascido em Nagoya, em 1934. Graduado em Arquitetura pela Universidade de Kyoto, em 1957, com mestrado pela Escola de Arquitetura da Universidade de Tokyo, em 1959 e Doutorado pela mesma universidade, em 1964.

Desde cedo, Kurokawa foi profundamente interessado tanto na teoria, como na prática da arquitetura, e é bem conhecido por sua filosofia de "simbiose" e suas numerosas publicações e traduções de obras arquitetônicas.

Em 1959, e iniciou seus experimentos formais com os planos da Cidade hélice para Tóquio, ou da Cidade flutuante para Kasumigaura, também no Japão.

Em 1960, aos 26 anos, fez o seu “debut” no mundo da arquitetura, como um dos fundadores do Movimento do Metabolismo. Logo depois lançou a proposta dos edifícios-cápsula, montados com elementos pré-fabricados, idéia colocada em prática na Expo 70, em Osaka e na Nakagin Capsule Tower, construída em Tóquio, em 1970.

A partir daí, manejando com eficiência as ferramentas do desenho e do marketing pessoal, Kurokawa colecionou premiações e títulos honoríficos em todos os continentes, dedicando-se a projetos de edifícios, museus, estádios esportivos, aeroportos, habitações, mobiliários e mesmo cidades inteiras.

Embora a maior parte das suas obras construídas sejam encontradas na Ásia - incluindo o Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur em Maylasia, o Museu da Cidade de Hiroshima de Arte Contemporânea e Osaka International Convention Center, no Japão ele projetou o Llinois Sporting Club em Llinois Center em Chicago no final de 1980 e teve um relacionamento de longa data com o Instituto de Arte de Chicago.

O seu principal trabalho no Japão foi o Museu Nacional de Etinologia , o Teatro Nacional Bunraku , o Museu de Arte da Cidade de Nagoya, o Museu Contemporâneo da Cidade de Hiroshima, o Museu de Arte Contemporânea em Wakayama , o Centro Internacional de Convenção de Osaka, dentre outros.

Os seus mais recentes trabalhos incluem o Centro de Arte Nacional de Tokyo, que foi inaugurado em 2007, e o Museu de Arte Yilanzhai, na China.

Kurokawa manteve seu próprio escritório, Kisho Kurokawa Arquiteto e Associados, em Tóquio desde 1962. Ele também foi um professor muito convidado, crítico e consultor para as universidades e instituições de todo o mundo e recebeu inúmeros prêmios e distinções internacionais pelas suas escritas e arquitetura. Kurokawa morreu em Tóquio, no Japão, em 12 de outubro de 2007.

Figura 1 – Retrato de Kisho kurokawa.

3. ESTILO ARQUITETONICO

Metabolismo é o primeiro movimento da arquitetura japonesa após a Segunda Guerra Mundial, que se manifesta em 1960 por Noboru Kawazoe, crítico de arquitetura e cinco arquitetos, Kiyoshi Awazu, Kikutake Kiyonori, Kisho Kurokawa, Fumihiko Maki e Masato Otaka. Visualize um novo rumo para o futuro arquitetura japonesa e urbanismo. Eles criaram vários planos de arquitetura e urbanismo, com grandes estruturas, flexíveis e escaláveis. Torre Nakagin cápsula é um dos poucos exemplos construídos metabolismo.

Ademais, as condições urbanas nesse momento histórico incluíam a rápida modernização e capitalização das grandes cidades, um processo que ilustrou a falta de planejamento urbano japonês e a caoticidade dos sistemas urbanos, que deram origens a métodos emergenciais que buscavam resolver problemas complexos com desenhos sistemáticos. Ao mesmo tempo, por influência de um pensamento dominante pós-moderno de valorização dos desejos individuais, os projetos Metabolistas consideravam que nesse sistema cada indivíduo poderia criar sua própria habitação de acordo com o seu gosto e sua capacidade econômica, contrariando a produção em massa do sistema industrial (MONTANER, 2001).

4. PRINCIPAIS OBRAS

Nakagin Capsule Tower:

A Torre Cápsula Nakagin, concluída em 1972, foi projetado por Kisho Kurokawa. O edifício é composto por duas torres com núcleo de concreto e 140 cápsulas conectadas a torres. Todas as cápsulas foram fabricadas e projetada para ser removível e substituível. Cada cápsula mede 2,5 × 4 × 2,5 metros e contém os equipamentos básicos de uma habitação: cama, televisão, rádio, mesa de trabalho, armários, fogão, refrigerador e banheiro. A iluminação e ventilação é feita por uma janela circular central, foi projetada como um nicho de negócio moderno futurista Tóquio.

Figura 2 – Torre Cápsula Nakagin.

Cada cápsula é conectada à estrutura principal através de apenas quatro parafusos de alta tensão, de modo a facilitar a substituição das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (166.8 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com