TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

La la la i la la la la

Por:   •  9/5/2015  •  Tese  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

Etienne- Louis Boullée, arquitecto francês da segunda metade do século XVIII, permanece, com personalidade própria de teórico e de arquitecto, a chamada “arquitectura da revolução”, sinónimo talvez da arquitectura utópica dos finais dos 700.

Boullée é racional em dois sentidos: de arquitecto e de teórico. Como teórico a sua contraposição à arquitectura vitruviana. A sua negação ao conceito “a arquitectura é arte de construir” será dada por “…. deve ser concebida em primeiro lugar e , em seguida, construir. Nossos antepassados ​​não construíram as suas cabanas até depois da concepção da sua imagem. E é esta produção do espírito, esta oração, que constitui a arquitectura e que podemos, em consequência, defini-la como: a arte de produzir e levar perfeitamente a termo qualquer edifício. A arte de construir não é, então, mais que uma arte secundária que parece oportuno mencionar como a parte técnica da arquitetura."

Em Boullée a teoria tem um significado diferente do que era para os primeiros racionalistas de meados do século. Não são os esquemas de Laugier ou de Lodoli. Não é um racionalismo ligado à construção nem à forma geral da arquitectura, a distribuição da habitação nem o estabelecimento das necessidades do homem. É um racionalismo diferente, mais perto de Rousseau do que a Enciclopédia, ligado fundamentalmente à natureza. E isso é a natureza, ao estabelecer um programa geral, onde obtém os elementos pertencentes a ela, que logo se aplica à arquitetura. Para Boullée a natureza é o ponto principal do seu pensamento. "... a minha imaginação recorreu grandes imagens da natureza, e gemia sobre não ser capaz de expressá-la ", diz ele , para encontrar os elementos que lhe permitem aproximar-se a Newton.

Como os anos anteriores, os teóricos ingleses, destaca-se como a Natureza é composta de elementos regulares e de elementos irregulares. Aqueles nos chamam atenção e preferimos são os que têm as qualidades essenciais de simetria e variedade. E, da mesma forma que Lord Kames em seus “elementos para critica”, os que para ele são perfeitos, ressaltando entre eles a esfera, que de maneira tão palpável manifesta-se na sua arquitectura; “… sua forma é mais simples, seu corpo é favorecido por tais efeitos de luz que não é possível que a degradação seja mais suave, mais agradável e mais variada”.

Esta última frase contém dois conceitos igualmente desenvolvidos por Boullée em seus desenhos: por um lado, o valor simbólico como um elemento arquitectónico, e por outro, a introdução de luzes e sombras, características de sua arquitetura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com