TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Exercícios Ciência dos Materiais

Por:   •  10/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

Lista de exercícios – Ciência dos Materiais

1. Defina Ciência dos Materiais e qual sua importância na engenharia moderna?

A Ciência dos Materiais trata-se da relação entre estruturas de um material e suas propriedades. É de alta importância pois tem o papel de identificar novos tipos de matérias primas e então melhorar instrumentos e/ou utensílios diversos. Faz o estudo das propriedades dos materiais disponíveis e então analisa seus potenciais e limitações, trazendo assim melhor performance no processo final.

A importância da Ciência dos Materiais na engenharia moderna é enorme, pois com ela se analisa as melhores propriedades de diversos materiais, para então projetar e depois executar com qualidade. Também é de uma importância enorme pois muitos materiais atualmente são derivados de recursos não renováveis e também que podem fazer mal a saúde.

2. Classifique os materiais segundo os seguintes critérios: a) aplicação na indústria; b) grau de desenvolvimento tecnológico e c) morfologia.

A) Cerâmicos, metais, polímeros e compósitos.

B) Empíricos, naturais, desenvolvimento científico e projetadas.

C) Monoestruturados, recobrimento, gradiente e aleatório.

3. Como se divide e qual o critério no estudo da estrutura de um material?

O estudo da estrutura de um material é dividido sobre os seguintes estudos: estudo da estrutura atômica, estrutura cristalina, microestrutura e macroestrutura. Este critério está associado ao valor dimensional de cada nível estrutural.

4. Em que estaria baseada a mudança de propriedades de um mesmo material fabricados por diferentes processos?

A mudança de propriedade de um mesmo material fabricado por diversos processos, esta baseada na mudança da estrutura. Pois o desempenho de um material depende de suas propriedades, as quais são uma função de sua estrutura que por sua vez é determinada pela maneira de como o material foi processado.

5. Diferencie propriedades de corpo e de superfície.

As propriedades de superfície estão relacionadas com o comportamento e a relação dela com o meio que está em contato, como resistência à corrosão e ao desgaste, a biocompatibilidade, o aspecto dela.

As propriedades de corpo são características presentes no corpo interno do componente. São referentes a resistência mecânica e propriedades elétricas, magnéticas e térmicas.

6. Compare a microestrutura de um cobre fundido com a de um cobre trefilado.

O cobre fundido tem microestrutura homogênea e o cobre trefilado tem microestrutura granular.

7. Do que depende a escolha de um determinado processo de fabricação?

Um determinado processo de fabricação depende das condições de serviço às quais o material será submetido, qualquer deterioração das propriedades do materiais durante a operação e o aspecto econômico, que seria o custo do produto fabricado.

8. Diferencie com suas palavras os tipos de materiais quanto às suas propriedades (físicas, químicas e mecânicas) típicas.

Metais: São Rígidos, resistentes e dúcteis. Os metais são extremamente bons condutores de eletricidade e de calor. São densos em comparação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com