TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Llllllllllllllllllllll

Por:   •  5/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.346 Palavras (14 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 14

1-Introdução.

O trabalho abaixo tem por objetivo fazer um estudo da empresa Big Estofados, a empresa trabalha no setor moveleiro e está localizada na cidade de Umuarama PR.

A empresa produz, além dos mais variados modelos de estofados sob medida exclusivo para cada cliente, cadeiras modernas para deixar o ambiente mais aconchegante, almofadas para decoração, capa para sofás, estofados em couro, poltronas, puffs com design diferenciado feitos com madeira.

Ela está há seis anos no mercado, a mesma teve início com apenas dois empregados fazendo reforma somente, era do tipo “fundo de quintal”. O dono atento às oportunidades de negócio viu uma boa oportunidade na fabricação de novos modelos de sofá, com isso começou a investir na fabricação própria. A empresa foi crescendo e hoje está com 10 funcionários, possui um barracão para a produção e uma loja própria vendendo somente produtos de sua marca.

A empresa combina as principais tendências em seus produtos com os mais recentes conceitos estéticos e rigorosos critérios de conforto e funcionalidade.

Um dos focos da empresa é a fabricação sob medida, o que deixa o móvel com mais praticidade, pois ele se adapta ao espaço disponível do cliente. Uma diferença da fabricação sob medida é o valor do produto, pois neste caso a empresa precisar começar sempre do zero, fazer um projeto para cada cliente.

Este trabalho irá apresentar características dos setores de administração da produção, logística e simulação empresarial.

Este é um modelo de organograma linear, o que é mais usado nas pequenas empresas. Este modelo se caracteriza por ter toda a autoridade com apenas uma pessoa. No caso da empresa Big Estofados as decisões estão centralizadas nos dois sócios, um é responsável por toda a produção desde o desenho, corte dos modelos até a produção final e o outro sócio é responsável pela parte financeira da empresa.

A empresa Big estofados é uma organização especializada no ramo de estofados, tendo algumas opções  a pronta entrega mais em especial trabalha como carro chefe dos estofados sob medida. A empresa Big Estofados está a 6 anos no mercado,  atenta às principais tendências que combinam em seus produtos os mais recentes conceitos estéticos e com  rigorosos critérios de conforto e funcionalidade.

Em relação a política da empresa podemos dizer que a produção dos estofados em sua grande maioria é de forma considerada ambiente puxada, onde a célula da produção puxa o trabalho do estágio que antecede, atuando como gatilho da produção e da movimentação de todo o restante da produção. Nesse contexto de ambiente puxado a demanda predominante é a dependente, a produção de estofados se mantém alinhada com a demanda e só é acionada conforme a necessidade do mercado ou de acordo com os pedidos feitos sobre medida. Porém existe na mesma empresa, podemos dizer que o processo do ambiente empurrado também, pois mesmo sendo pouco os estofados a pronta entrega, se enquadram nessa política também, sendo um ambiente onde cada estagio de produção empurra o trabalho sem levar em consideração se o estagio seguinte esta precisando ou não da produção. A produção é programada de acordo com a demanda de vendas, então esta política se torna independente, e assim acaba gerando certo estoque mesmo que pequeno.

        Na fabricação de qualquer produto que seja, não basta ter insumos suficientes e disponíveis para produzir para entregar o produto acabado e atender a demanda se não houver planejamento total de toda a produção. Atualmente a capacidade de produção da empresa gira em torno de 30 estofados por mês, porém além de estofados trabalham também com puffs, cadeiras modernas, poltronas, capas para almofadas entre outros, então a produção acaba sendo maior que a prevista inicialmente. O gargalo na produção pode ser conceituado como a restrição da capacidade produtiva da empresa, é ele que determina a capacidade de produção que a empresa deve ter, determina o cronograma, programação da produção.

        Em relação a ociosidade a empresa cumpre a sua missão com consumo de recursos. Os recursos necessários para empreender a atividade empresarial devem ser mensurados, inclusive são também necessários para medir a eficácia empresarial, então podemos dizer que existe uma ociosidade na empresa, porém esta deriva da demora na entrega dos insumos utilizados para a produção dos estofados em geral, principalmente no atraso da entrega do madeiramento, caso esta demora não aconteça, a linha de produção consegue dar andamento e finalizar seus pedidos no tempo determinado tanto pelo planejamento quando ao estipulado para o cliente.

        Como a empresa trabalha na maior parte com os pedidos sob encomenda, é necessário ter o pedido em mãos para que possa ser feito o produto. No caso dos produtos já em estoque os modelos são pré determinados pelo sócio que é o responsável pela criação dos produtos, então eles seguem um padrão para a produção. Abaixo será descrito o processo de um pedido feito sob encomenda.

1º Etapa: Atendimento ao cliente

[pic 1]

No caso da empresa estudada o cliente pode ir até o show room da empresa ou na própria fábrica onde há alguns produtos expostos e escolher o móvel de sua preferência. Quando o móvel é sob medida é agendado com o cliente para que a empresa vá até o local para fazer as medidas. Há também os produtos nos catálogos que podem ser feitos encomenda, o cliente pode escolher a cor do tecido, se ele quer apenas um sofá, ou uma namoradeira (sofá com dois lugares), enfim todos os detalhes para o móvel.

Há também a venda pelo caminhão da empresa, chamada de venda ambulante. O caminhão leva até o cliente produtos pronto que podem ser entregues na hora.  Nesta empresa este tipo de negócio está tendo muita aceitação. E o cliente ainda pode fazer o pedido sob encomenda com o próprio motorista, que é uma pessoa capacitada para fazer as medidas. Em todos os pedidos é passado o prazo de entrega para o cliente, e a empresa procura sempre cumprir com os prazos, para que assim o cliente fique totalmente satisfeito.

        Tanto no show room, no caminhão ou na fábrica os pedidos são feitos manualmente e passado para o responsável pela produção.

2º Etapa: fabricação dos produtos

[pic 2]

[pic 3]       [pic 4]

        Após o pedido feito, a empresa passa para a produção. Como ela já possui os insumos básicos para a produção como tecido, madeira, grampo, espuma, então é preciso somente definir o modelo que será feito e partir para a produção. O processo produtivo de todos os produtos basicamente se resume em: corte e costura do modelo desejado, corte da madeira que será utilizado para o modelo específico. Após o corte da madeira é feito a armação do móvel, e ai passa para o tapeceiro estofar o produto. O processo de estofamento é responsável por dar forma ao produto, coloca nele à espuma e o tecido e vai grampeando ou colando para que de o formato final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (226.2 Kb)   docx (101.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com