TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica dos solos

Por:   •  19/4/2015  •  Ensaio  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 3

  Introdução

Os testes realizados no experimento tem por finalidade classificar e identificar os tipos de solo, através de contato visual e tátil. Sua importânica está em prever as diversas reações do solo sob tensões oriundas da construção civil. Inicialmente os testes de laboratório podem nos mostrar o tipo de solo abrangente no local. Para isso, amostras são colhidas e levadas para análise onde são submetidas a quatro procedimentos básicos que constituem o que denominamos Ensaio Visual e Tátil.  Desta forma podemos nomear os testes na sequencia em que foram praticados pelo grupo de alunos da UNINORTE em laboratório como: Teste Tátil, Teste de Plasticidade, Dispersão em Água  e Teste de Resistência a Seco.

 Tatil

O primeiro experimento tinha como objetivo verificar, atravéz da sensação tátil, as características do solo e classificá-los conforme os tipos de solo citados anteriormente.

A experiencia baseava-se em separar uma porção do solo e, com as mãos, identificar sua granulosidade e aspereza, e então, classificá-lo.

A areia é mais áspera e perceptivel ao tato e apresenta partículas visíveis a olho nu; o silte não é tão áspero mas, ainda é perceptivel ao tato, e a  argila não apresenta aspereza nem percepção tátil de grãos.

 Plasticidade

Verificar a plasticidade do solo, no experimento em questão, consistiu em moldar o mesmo em cilindros após devidamente humidificados.

Formados os cilindros, verificamos se os mesmos resistiam  à moldagem sem apresentar fissuras ou simplesmente se desmancharem. Caso o cilindro permancesse perfeitamente moldado, o solo em questão seria considerado como “argiloso”, se apresentasse fissura seria considerado “silte-argiloso”, ou se não resistisse à modelagem seria considerado “arenoso” ou “silte”. Em geral, os solos estão misturados, é difícil achar um solo que seja 100% argila ou 100% areia. Por isto, usa-se denominações como “argila silto-arenosa”, “silte argiloso”, “areia argilosa” e similares.

 Dispersão em Água

Consistiu em separar pequenas porções do solo e depositá-las cada uma em um recipiente com água e misturá-las. A velocidade de assentamento no fundo do recipiente varia de acordo com o tipo de solo. A areia se deposita no fundo mais rapidamente, em seguida o silte e por último a argila.

 Exame de Resistência a Seco

Resistência oferecida pelo torrão seco ao ser quebrado entre os dedos.

• baixa resistência a seco →solos siltosos

• média resistência a seco →argilas cauliníticas e orgânicas

• alta resistência a seco →solos argilosos

Após os testes terem sido realizados, os solos foram classificados como:

Arenosos, aqueles em que a areia predomina. Compõe-se de grãos grossos, médios e finos, mas todos visíveis a olho nú, quando secas ao ar, não apresentam coesão entre os grãos, ou seja, os seus grãos são facilmente separáveis uns dos outros;

Argilosos, distinguem-se pela alta impermeabilidade. Aliás, são tão impermeáveis que tornaram-se o material preferido para a construção de barragens de terra, claro que devidamente compactadas. Quando cortadas por uma lâmina apresentam superfície lisa e muito suave ao tato. Quando umedecidas suficientemente são plásticas, podendo ser trabalhadas com os dedos e sofrer deformações, tomando diferentes formas sem apresentar superfícies de ruptura ou fissuramento; quando secas ao ar, formam torrões que não são facilmente desagregáveis com a pressão dos dedos. Proporcionam ao tato a sensação de farinha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (570.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com