TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bjarke Ingels

Por:   •  25/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

Bjarke Ingels - é um arquiteto dinamarquês. É o fundador e sócio criativo do Bjarke Ingels Group (BIG) desde 2005. É conhecido por edificações que desafiam as convenções e dimensões da arquitetura tradicional, que vão desde representações de montanhas até flocos de neve. Seus projetos incorporam ideias de desenvolvimento sustentável e conceitos sociológicos, juntamente com linhas inclinadas que são amoldadas aos seus arredores.

O arquiteto une função, diversão e sustentabilidade em seus designs com “utopia pragmática” como exemplo uma usina sustentável com uma pista de esqui no telhado

Aparece no documentário “Abstract: The art of design”, disponível no Netflix. De acordo com o próprio Bjarke, gostaria que fosse a versão documental do filme “A origem”, pois na vida real não podemos realizar os sonhos quando existem muitas limitações, mas no mundo dos sonhos podemos fazer tudo e para ele a arquitetura é exatamente isso, você pensa em algo que é totalmente ficção e depois de todo trabalho, todas as permições, a verba e a construção, o sonho vira uma realidade concreta.

A arquitetura na Dinamarca estava adormecida quando Bjarke surgiu, as pessoas não esperavam mais nada e ele as despertou para o novo. Ele assustou os dinamarqueses com propostas grandiosas e revolucionárias.

Com 40 anos ele se estabeleceu como um dos arquitetos mais criativos e mais procurados do mundo, com seus designs provocativos.

- Maritime Youth House: Era um lugar poluído, pois os cascos dos barcos eram pintados ali. Tiveram a ideia e cobrir o chão com um deque de madeira e o solo poderia ser deixado como estava, era só colocar o tablado e se quisessem mais espaço, bastava levantar o deque. Caso precisassem parar os barcos, era só coloca-los embaixo. Portanto havia muitas possibilidades. As colinas perto do mar também serviram de inspiração para o projeto. Mesmo sendo um prédio pequeno e feito com pouca verba causou grande impacto e foi vencedor de diversos prêmios. Mostrou a todos que mesmo sendo um abrigo para escoteiros, o que normalmente pareceria com um galpão tradicional ou um trailer, com os mesmos recursos dá para fazer algo diferente e isso amplia o modo como as pessoas veem a arquitetura.

- The VM House: O Tetris Urbano, apartamentos com o dobro de pé-direito convencional. Para cada 3 andares, há um único corredor central ao invés de um por nível, diminuíram para criar uma eficiência máxima. Ao lançar as vendas, no primeiro dia já foram vendidos 110 apartamentos de tanta popularidade.

- The Mountain: A ideia inicial era construir uma pilha de apartamentos e uma caixa de estacionamento atrás. Mas ao pensar diferente, mudaram o estacionamento ocupando todo o terreno e os apartamentos com jardins como se fosse uma escada gigante cobrindo uma montanha de estacionamento. Os Jardins são voltados para o sol e cada apartamento tem o mesmo tamanho que seus terraços. A face inferior se tornou a porta de entrada para quem chega, então foi executado bem colorido. Ele queria uma montanha artificial, podendo ter uma vista de uma cobertudo e um jardim ao mesmo tempo. Ele atua assim, fora do convencional. “Quando vejo The Mountain pronto, acredito que a utopia se torna mais possível” – E isso que significa “Yes ir more – Sim é mais”, seu livro em forma de história em quadrinhos, sobre arquitetura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com