TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Eathship Biotecture

Por:   •  17/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

Eathship Biotecture

A construção deve estar em constante harmonia com o meio ambiente, pois ambos são interligados e diversos fatores são levados em consideração no momento de construir, como, estruturação, matérias-primas, solos, hidráulica, etc. Sobretudo o conceito de sustentabilidade deve ser constantemente avaliado em uma construção. A escolha dos materiais que serão utilizados, o impacto ambiental que pode ser causado, assim como consequências futuras geradas no ambiente, Segundo Pedro Carlos Schenin professor da Universidade Federal de Santa Catarina,” a construção civil é a maior fonte geradora de lixo de toda sociedade, já que seus entulhos podem chegar a representar até 70% da massa total de resíduos sólidos urbanos de uma cidade brasileira de médio e grande porte.”( Schenin, P. Gestão de Resíduos da Construção Civil. 2004) .

Outro ponto a se observar é a escassez das matérias-primas pois nunca houve tamanha exploração de recursos, e por conseguinte jamais se viu tamanha valia em investir em processos de construção sustentável, pois essa é planejada exatamente a sanar conflitos tanto pelo aspecto de poluição que são causados nos processos industriais na fabricação dos materiais, quanto pela questão ambiental, como por exemplo o desmatamento e a mineração; além da geração de rejeitos e consumos excessivos de energia ocasionados pela construção comum.

As Earthships são casas totalmente sustentáveis, desde suas bases até o acabamento. Pensada para ser autossuficiente, possui sistemas próprios de saneamento básico e esgoto, utiliza-se de energias renováveis para gerar eletricidade, coleta e armazena água oriunda de chuvas e produz alimento para os moradores. Além disso as earthships conseguem ser termo reguladoras, utilizando a massa térmica para resfriar e aquecer o ambiente, mantendo-a sempre em temperaturas amenas.

O modelo residencial ecológico é composto, essencialmente em sua parte estrutural, por objetos recicláveis, que além de ajudar o planeta por utilizar o que seria descartável, produzem todo o necessário para a subsistência. A obra é formada principalmente por materiais como garrafas PETs, pneus velhos, latinhas de alumínio, que substituem a parte estrutural e de alvenaria encontrados em construções comuns como tijolos, cimento, arames, etc.

Nos modelos de construção comum são usados revestimentos como:

Azulejos, gesso, madeira ou revestimentos que imitam madeira, porcelanato, ladrilhos hidráulicos, dentre outros. Esses materiais além de serem caros podem ser prejudiciais ao meio ambiente e até mesmo a saúde. Segundo o site www.inca.gov.br , a exposição ao amianto e ao urânio, compostos utilizados no gesso, que podem ser pela mineração e fabricação de cimento-amianto causam efeitos à saúde como câncer de pulmão.

O produto que utilizaremos é extraído a partir da fibra de bananeira. Além de ser totalmente natural e de fácil de extração a fibra, quando misturada ao papel reciclável, após processamento e prensagem, resulta em placas de revestimento de paredes com excelente desempenho acústico. O revestimento sustentável possui diversas vantagens como o baixo custo de produção e do produto final e o fato de não apresentar qualquer risco à saúde humana, ao longo das diversas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (31.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com