TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O João Figueiras Lima, o Léle

Por:   •  15/4/2020  •  Resenha  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

João Filgueiras Lima, o Lelé

Nascido no ano de 1932 na cidade do Rio de Janeiro, onde formol se Arquiteto e Urbanista na Escola de Belas Artes aos 23 anos, o também músico João Figueiras Lima, mais conhecido como Lelé, foi um dos grandes arquitetos do nosso pais.

Discípulo de Oscar Niemayer, foi para Brasília dois anos após começar sua carreira como arquiteto. Logo se destacou com a sua criatividade nos pré-fabricados que permitia as construções em larga escala. O sempre ousado Lelé passou a usar argamassa armada em substituição ao concreto armado em muitas das suas obras. Em 1979 criou a indústria de pré-moldados em salvador. Responsável também pela criação das “fabrica de hospitais” e a “fabrica de escolas”.

Em destaque as suas principais obras pelo Brasil como a agência de automóveis Disbrave, em Brasília (1965), o Hospital Regional de Taguatinga, no Distrito Federal (1968), as Secretarias do Centro Administrativo da Bahia, em Salvador (1973), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, em Salvador (1997) e o Memorial Darcy Ribeiro, em Brasília (2009). A Rede Sarah Kubitschek na área hospitalar, Projetos com destaque na luz e ventilação naturais que dispensam o uso de ar condicionado e minimiza o risco de contração de  infecções. com sedes em Salvador, Brasília, São Luís, Belém, Macapá, Fortaleza, Belo Horizonte e Curitiba.

Reconhecido mundialmente, Lelé recebeu muitos prêmios, dentre eles: o prêmio da Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo, na cidade de Madri, em 1998; a Sala Especial na Bienal de Veneza de 2000; o Grande Prêmio Latino-Americano de Arquitetura da 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires, no ano de 2001; bem como o prêmio Transformadores, distribuído anualmente pela revista Trip, em 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (212.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com