TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PELO 450 ANOS

Por:   •  14/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

Pelourinho é a parte mais conhecida do centro histórico de Salvador, que também engloba a região da Sé, o bairro de Santo Antônio Além do Carmo, e também Pilar. O Pelô é ligado a fundação de Salvador, e também, nitidamente ligado ao desenvolvimento do Brasil na época Colonial, sendo também, um dos lugares mais visitados pelos turistas em Salvador, oferecendo uma visita histórica e/ou cultural. O local é tombado pelo IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, reconhecido também como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Carrega uma herança afro-brasileira, fazendo surgir uma cultura singular, se expondo com sua grandeza cultural, mostrando sua originalidade. Convivendo em um mesmo ambiente, o centro histórico carrega instituições, entidades, edifícios, espaços e tradições que refletem bastante o passado, e projeta o futuro, convivendo em um mesmo espaço. Pelourinho, é um nome de instrumento de punição que foi usado pelos colonizadores portugueses. O nome, origina-se de um tronco que se chama Pelourinho, que ficava em praça pública onde escravos eram amarrados e chicoteados, por isso o nome do bairro. Com o passar dos anos, o nome se popularizou, tanto na região, quanto no exterior, se referindo então, toda a área do conjunto arquitetônico.

O bairro conta com mais de três mil imóveis do século XVI a XIX, onde hoje, podemos dizer que se destaca as igrejas, museus, conventos, arquivos, teatros, cinemas, espaços culturais, ateliês, galerias, sebos, antiquários entre outros. Porém, a partir da década de60, o Pelô começou a sofrer um processo de degradação política, social e econômica terrível. Isso foi causado por um processo de modernização econômica que transformou a estrutura do bairro, ganhando então novos centros comerciais e industriais, e também novos bairros geográficos. O bairro, que antes era o coração de Salvador, foi se tornando um local abandonado, onde problemas como a marginalidade e a prostituição foram tomando conta, junto a monumentos em ruína e desabamentos, ocupados por pessoas exiladas do novo centro da cidade.

O Documentário Pelô 450 anos conta a história da cidade de Salvador apresentando depoimentos de moradores, ex-moradores, trabalhadores da área e etc, a partir do seu maior símbolo, o Pelourinho, com ladeiras que estão diante do maior conjunto arquitetônico colonial da América Latina. O documentário faz uma homenagem à história e cultura, principalmente musical e religiosa que foram implantadas por negros africanos que ali deixaram rastros de inteligência e sabedoria. O nome "Pelô 450" é baseado ao apelido e idade de Pelourinho nos anos 2000.

Outro ponto importante, é que o documentário mostra o impacto da reforma do canteiro de obras

após a concretização de fases da reforma no local. Essa reforma já estava em pauta no poder público desde os anos de 1985.

PELÔ 450 - DOCUMENTÁRIO

O governo de ACM lançou o "Programa de Recuperação do Centro Histórico de Salvador" em seis etapas, enxergando toda a necessidade de recuperação de uma rica história de Salvador com base no abandono terrível que

bairro sofreu. O documentário então, faz questão de pautar, toda a indenização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com