TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Reforma

Por:   •  5/3/2023  •  Artigo  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 3

ELABORAÇÃO DE TRAÇOS DE MICRO CONCRETO PARA FABRICAÇÃO DE PIAS PELO MÉTODO DE DOSAGEM IPT/EPUSP E AVALIAÇÃO DA ADEQUAÇÃO AO PROCESSO DE ESMALTAÇÃO.

Robson Marques dos Santos[1], Guilherme Macarini Mazzuco1, Guibson Rodrigo Constante1, Sheila Mulina1, Jennifer Bianca1, Miguel Batista de oliveira[2], Israel Krindges[3]

INTRODUÇÃO.

O desenvolvimento da tecnologia e os diversos estudos da área dos materiais de construção possibilitou a elaboração de materiais com diversas características, buscando atender as necessidades do setor da construção civil, sendo assim, o material mais utilizado nas edificações não ficou para trás, o concreto. Atualmente, existem mais de vinte tipos de concretos, cada um com atributos e peculiaridades que buscam atender necessidades específicas, como por exemplo o Micro concreto.

Micro concreto consiste em ser uma mistura de cimento, areia, pedrisco e água, muito utilizado a reforço elementar e recuperação estrutural. O volume de pasta demandado nesta mistura é maior para envolver os agregados (em comparação a concretos plásticos usuais, o que propicia, em geral, misturas mais plásticas e de maior trabalhabilidade (FELEKOGLU, 2007).

A palavra micro concreto engloba, na prática, uma série de misturas de materiais que são classificadas com este nome, é um grande avanço na tecnologia da construção civil, na trabalhabilidade e na sua duração, substitui quantidade pela qualidade. Sua dimensão máxima pode variar conforme o objetivo da aplicação ou da pesquisa .Tem requisitos e características especiais que tornam possível aplicações na engenharia estrutural, por exemplo, em produção de concreto moldado in loco, em composição das peças pré-formadas.

Entre elas temos o grout, alguns tipos de argamassas e o concreto elaborado com agregados graúdos de pequena dimensão (de 0,5 milímetro até 01 micrometros), também conhecido como concreto de pedrisco.

Independentemente do nome, os processos de dosagem e aplicação destes materiais, devem obedecer aos mesmos padrões de qualidade dos demais concretos.

METODOLOGIA

O método escolhido para este ensaio foi o Método IPT/EPUSP, O método preconizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) apresenta-se bastante simples, eficiente e versátil além de ser um dos mais difundidos e aceitos no Brasil. 

Os materiais utilizados no para o desenvolvimento do traço foram: O cimento aluminoso é um aglomerante hidráulico cujo componente principal é o aluminato de cálcio. É obtido pelo cozimento do calcário com a bauxita ou alumina, de modo a apresentar um teor de óxido de alumínio na faixa de 40% a 80%. Foi utilizado o cimento aluminoso porque tem a capacidade de resistir a altas temperaturas assim podendo ser feito o processo de esmaltação como também evitando danos ao material. Os agregados foram divididos entre areia proveniente de rio (areia natural também conhecida como areia lavada) com 100% passante na peneira de 1,19 mm, e brita 0, com tamanhos que vão de 4,8 mm a 9,5 mm  e para a esmaltação usou-se um esmalte obtido na casa do ceramista, Curitiba, Paraná.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com