TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Shin Takamatsu

Por:   •  29/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 5

SHIN TAKAMATSU

Shin Takamatsu, nascido em 5 de agosto de 1948 em Nima, no Japão, é um famoso arquiteto reverenciado por sua interpretação reformista do modernismo internacional. Em 1980, obteve um doutorado na Escola de Engenharia da Universidade de Kyoto. Em 1981, foi professor na Universidade de Artes de Osaka, professor associado na Universidade Seika de Kyoto em 1987, professor na Escola de Engenharia da Universidade de Kyoto em 1997, e professor honorário da Universidade de Kyoto em 2013. Ele já ganhou mais de 20 premiações e participou de mais de 10 exposições ao longo da sua carreira, além das inúmeras publicações de ensaios e livros.

Shin define a suas obras como: “ Arquitetura que ningém nunca viu antes, mas em algum lugar do passado distante, é uma arquitetura que todos devem ter visto pelo menos uma vez. Em algum lugar no futuro distante, todos certamente verão. Arquitetura, naquele momento, para aquela pessoa, naquele lugar, há sempre apenas uma dessas arquiteturas. Nós criamos essa arquitetura.”

Através de seus projetos colaborou com clientes que buscavam sua visão futurista e artística, e para quem o uso e a função não eram uma preocupação imediata. Seus edifícios mais emblemáticos, Ark (1981-1983) e Faraó (1983-1984), ambas clínicas odontológicas, não se parecem em nada com um lugar onde se deseja limpar os dentes. Alguns críticos compararam a primeira a uma locomotiva antiquada e a segunda a um crematório por causa do uso pesado de concreto bruto e chaminés de aço que lembram a arquitetura industrial. Pode-se argumentar que seus edifícios seriam esculturas incríveis em si mesmos se fossem preenchidos com concreto no núcleo. Como ele mesmo observou, “estou sempre sonhando com a arquitetura como um monumento, ou como algo com uma presença simbólica”.

O estilo arquitetônico de Takamatsu deve ser visto como um microcosmo de referências artísticas que transcendem as habituais reinterpretações exageradas do euroclassicismo tão frequentemente associadas à arquitetura pós-moderna. Isso é mais evidente novamente no tratamento das fachadas, cujos elementos lúdicos e muitas vezes antropomórficos tornam-se características definidoras - desde as clarabóias em forma de borboleta do Earthtecture Sub-1 (1987-1991) até a imponente cúpula vermelha em forma de aranha do Origin III(1985-1986). Suas estruturas são equipadas com partes do corpo abstratas e personalidades próprias, tornando-se marcos marcantes na paisagem urbana.

Como Waro Kishi descreveu na introdução de sua monografia de 2012, Takamatsu é “um arquiteto que constrói arquitetura inexistente”. Não mais entendidos como estruturas sociais ou políticas, seus edifícios tornam-se assim as manifestações simbólicas em larga escala de conceitos dinâmicos e polimorfos. Isso ocorre principalmente porque Takamatsu rejeita deliberadamente os significantes da arquitetura tradicional e, em  vez disso, cria significado por meio de novos códigos visuais e artísticos, referenciando simultaneamente um passado industrializado e imaginando um futuro lúdico e hipermoderno. A década de 1980 foi uma época em que ele desenvolveu a noção de arquitetura como um evento provocativo, buscando o tipo de emoção que os marcos históricos ou monumentos de grande escala tradicionalmente gerariam.

Seus edifícios são concebidos como objetos artísticos hipersensíveis, complementando e opondo-se ferozmente ao seu entorno urbano. Por suas fachadas defensivas, presença simbólica e, muitas vezes, falta de referência a uma função específica, eles se apresentam como entidades autossuficientes colocadas em suspensão existencial contra o pano de fundo de cidades japonesas centenárias. Eles agora vivem como estruturas congeladas no tempo, servindo simultaneamente como símbolos do radicalismo dos anos 80 e da visão arcaica de um futuro distante que nunca se materializou. Com muitos deles agora demolidos, o próprio Takamastu também parece ter gradualmente mudado para designs mais simples e organizados. Não se deve subestimar sua contribuição para expandir as possibilidades da arquitetura radical no Japão ao longo desta década incrivelmente criativa.

OBRAS:

  1.  Faraó

Decidiu-se reconstruir uma residência de madeira e uma, clínica odontológica onde mora um dentista. O local fica no canto nordeste, onde duas rodovias muito movimentadas se cruzam. O cliente, que há muitos anos suporta um ambiente hostil, pediu ao projetista que criasse um edifício extremamente defensivo e robusto. É, por assim dizer, uma fortaleza. Este pedido provocou grandemente uma forma de pensar a arquitetura urbana que sempre acalentara secretamente. Em geral, desde que se trate de arquitetura urbana, o exterior e o interior do edifício devem ser considerados em dimensões completamente diferentes. Em suma, pode-se dizer que o exterior deve ser concebido unicamente em relação ao contexto da cidade, e o interior deve ser totalmente concebido como a manifestação do próprio microcosmo do cliente. Neste momento, a arquitetura torna-se uma máscara completa. O pedido extremamente severo do cliente permitiu que o designer fizesse uma aventura arquitetônica única na vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (216.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com