TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRANSVERSO PEATONAL

Por:   •  16/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

PARTE 1

TRANSVERSO PEATONAL, Aracaju – SE

Autores: Edyvan M. de Jesus, Maicon Jordan S. Lima e Márcia Henrique A. Souza

Localização

O projeto fica localizado na Zona de Adensamento Preferencial (ZAP3), o que sugere maior concentração ocupacional devido à boa infraestrutura e facilidade de equipamentos existente no entorno. O Edifício Transverso Peatonal se encontra no eixo que divide dois importantes bairros da Capital Sergipana – o Centro e o São José – marcados pela diversidade dos usos.

Clima

Zona Bioclimática 8, tropical, clima quente e úmido (umidade relativa em média 80%), com precipitação média entre 40 e 250mm, temperatura média anual de 26°C, alta incidência de radiação solar, ventilação com boa frequência e predominantemente Leste/Sudeste com Latitude 10°54’40’’ S e Longitude 37°04’18’’ W.

Estratégicas bioclimáticas

Amplos espaços livres, brises fixos e móveis a fim de controlar a incidência dos raios solares e vegetação frondosa. A proteção das aberturas externas torna-se imprescindível nos trópicos para a criação de ambientes amenos e a redução do consumo de energia com refrigeração e iluminação artificiais. O projeto conta também com energia e aquecimento solares, buscando melhorar a eficiência energética da edificação.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL, Florianópolis – SC

Autores: Guilherme Serau e Rodrigo Zagarese

Localização

Localizado no centro da cidade, o terreno está cercado por edifícios públicos e por morros com habitações de baixa renda. A área possui um alto índice de densidade demográfica e é de fácil acesso por todos, já que os terminais de ônibus estão situados a poucos metros.

Clima

A ilha de Santa Catarina localiza-se entre os paralelos de 27°10’ e 27°50’ de Latitude Sul e os meridianos de 48°25’ a 48°35’ de Longitude Oeste. Em função de suas características climáticas, a cidade pertence à zona bioclimática 3.

Estratégias bioclimáticas

Devido à sua proximidade com o mar, a transferência de calor gerada pelo processo de evaporação e condensação ameniza a amplitude térmica. As melhores estratégias para o condicionamento térmico passivo da cidade são a ventilação cruzada no verão e o aquecimento solar da edificação no inverno, aproveitando a inércia térmica. (Ref. NBR 15220).

O projeto conta com uma fachada “viva” que cria a ventilação cruzada desejada nos ambientes, iluminação e ventilação naturais através de uma proposta que envolve reciclagem e paisagismo, turbinas eólicas, placas fotovoltaicas, reaproveitamento de água, cobertura verde que proporciona maior conforto térmico aos usuários, impede o fenômeno de ilhas de calor e é ideal para a captação de águas das chuvas, iluminação zenital e defletores.

OS PROJETOS

Ao comparar os dois projetos notamos que ambos visam amplas estratégias bioclimáticas, como a captação energética natural derivada dos raios solares. Estando localizados em extremos diferentes, ocorre significativa variação de incidência do sol, variando clima, umidade, temperatura e, consequentemente, as estratégias em si, visto que o projeto “Transverso Peatonal” busca aumentar a ventilação local devido ao clima tropical e o projeto “Biblioteca Pública Municipal” visa manter a temperatura interna da edificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com