TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O YCGFCFDXFDFHGC

Por:   •  26/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.104 Palavras (9 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ESTÁCIO ATUAL

CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

EVANDRO MORAES AMBROSIO

TURMA 2001

ATIVIDADE ESTRUTURADA:

ATUAÇÃO E OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR

BOA VISTA – RR

2014.1

INTRODUÇÃO

O presente relatório trás como tema central o campo de atuação do Administrador bem como as oportunidades no mercado de trabalho para este profissional. A atividade em destaque tem extrema importância para chegar à conclusão do que pensam os profissionais formados na área de administração e como se comportam no mercado de trabalho, além de destacar ás áreas de atuação deste profissional e as áreas que oferecem melhores oportunidades de trabalho.

 Sabe-se que o mercado de trabalho é cada vez mais exigente, e que o profissional melhor preparado esta mais propicio a conseguir uma vaga no mercado de trabalho futuramente. Fica evidente que o administrador precisar exercer o papel de liderança sendo indispensável para a empresa, além de ser ético e ter boa comunicação.

A metodologia deste trabalho consistiu na elaboração de um questionário contendo oito perguntas, onde os fundamentos principais visam os papeis do administrador e o perfil ideal do administrador. Foram entrevistados no total 5 administradores formados e bacharéis na áreas, os mesmo são citados abaixo.

  • O primeiro entrevistado SR Raimundo Claudio de Freitas ocupa o cargo de diretor do departamento de trânsito do Setrabes.
  • O segundo entrevistado Sr.ª Victória Corrêa Fortes ocupa o cargo de Gerente de Recurso Humanos das Lojas Perin.
  • O terceiro entrevistado SR Tiago Holanda da Silva é técnico de Nível superior do SENAI.
  • O quarto entrevistado Sr.ª Lanna Patricia de Souza Marques ocupa o cargo de Diretora do SESI-RR
  • O quinto entrevistado Sr.ª Nayla Medeiros Silva  ocupa o cargo de assistente administrativo do SENAI-RR.

APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DAS INFORMAÇÕES COLETADAS

No questionário apresentado ao Diretor do departamento de Transito do Setrabes portador do CRA Nº: 600011 s.r. Raimundo Claudio de Freitas em sua visão o perfil que o Administrador deve possuir é de trabalho em equipe, visão sistêmica e estratégica, Ser organizado e comandar a equipe com Segurança, para ser um Administrador ele dever ser Ético, Ter capacidade de resolver problemas e tomar decisões rapidamente, o administrador deve desempenhar dentro de uma organização com maior importância a Liderança servindo de exemplo a toda equipe, Gestor de conflitos gerindo e conciliando as divergências existentes e por ultimo o papel de Negociador onde o mesmo estabelece metas, procedimentos, rotinas, etc. Dentro das organizações existe a necessidade de haver um administrador para estabelecer metas, objetivos e resultados para o futuro além de desenvolver e implementar estratégias para inserir a  empresa no dinâmico mercado competitivo. As principais áreas de atuação do administrador e as que oferecem melhores oportunidades de trabalho citadas pelo entrevistado são Gestão de pessoas (RH), Logística e Produção. As horas dedicadas semanalmente nas funções de Planejamento, Organização, Direção, Controle são de 10hs para cada uma. O s.r. Raimundo Claudio de Freitas aconselhou dedicação aos estudos, muita leitura, entender a dinâmica do mercado e não ler livros de autoajuda.

No questionário apresentado à Gerente de Recursos Humanos das Lojas Perin portadora do CRA Nº: 3 -1684 Sr.ª Victória Corrêa Fortes diferentemente da primeira entrevista salientou que o perfil que o Administrador deve possuir é o de Poder de persuasão e convencimento, dando importância também ao trabalho em equipe e a visão sistêmica e estratégica. As características para ser um administrador na visão da entrevistada é que o mesmo deve possuir a capacidade de resolver problemas, tomar decisões rápidas e possuir uma boa comunicação. O papel de líder se mostra mais uma vez essencial para um administrador além de ser articulador mediando às necessidades de cada área da empresa e atuar como negociador esse ter papéis são considerados o mais importantes pela mesma. A necessidade de haver um administrador dentro das organizações é de tamanha importância para a entrevistada por que o administrador estabelece metas, objetivos e resultados para o futuro, além de desenvolver e implementar estratégias, organizar métodos de trabalho e a estrutura da organização de forma que se possa alcançar os objetivos. Em sua opinião as principais áreas de atuação do administrador são Gestão de Pessoas (RH), Marketing e Logística, e as áreas que oferecem melhores oportunidades de trabalho destacadas pela gerente são as de Gestão de Pessoas (RH), Finanças e Marketing. As horas dedicadas semanalmente nas funções de Planejamento, Organização e Controle são de 8hs cada, e de 16hs para função de Direção. A Sr.ª Victória Corrêa Fortes aconselhou que o futuro  administrador saiba trabalhar com as pessoas.

 No questionário apresentado ao Técnico de Nível superior do SENAI portador do CRA Nº 3-983 S.R. Tiago Holanda da Silva foi destacado que o perfil que o administrador deve possuir é essencialmente o de trabalho em equipe, além de possuir visão sistêmica e estratégica, o mesmo precisa ser organizado e comandar a equipe com segurança. A ética sem dúvida alguma é necessária para ser um administrador, a capacidade de comunicação e organização do tempo é indispensável na área administrativa. A liderança indiscutivelmente é um dos papéis que o administrador deve desempenhar nas organizações, por que serve de exemplo a toda equipe, o papel negociador também se mostra essencial para estabelecer metas, procedimentos e rotinas, além da gestão de conflitos onde atua gerindo e conciliando as divergências existentes. Na opinião do entrevistado as empresas necessitam de um administrador para estabelecer metas objetivos e resultados para o futuro, o mesmo ainda desenvolve e implementa estratégias e organiza métodos de trabalho e a estrutura da organização de forma que se possa alcançar os objetivos. As principais áreas de atuação do administrador citadas pelo entrevistado são as áreas Gestão de Pessoas (RH), Logística e Produção e na opinião do mesmo as áreas que oferecem melhores oportunidades de trabalho são a de Gestão de pessoas (RH), Logística e produção igualmente as áreas destacadas na área de atuação. As horas dedicadas semanalmente nas funções de Organização e Direção são 10hs para cada, na função de Planejamento são 13hs dedicas e na função de Controle 7hs dedicadas. O s.r. Tiago Holanda Silva aconselhou a  não desistir, e citou uma frase de importante onde destacou que o mercado de trabalho é a verdadeira batalha que nos espera futuramente ( a verdadeira batalha espera por você, o mercado de trabalho).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (112.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com