TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é cimentação

Seminário: O que é cimentação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Seminário  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

O que é cementação

A escolha do método de cementação deve ser guiada por considerações de ordem social e econômica.

A cementação é um processo de tratamento de metal que adiciona carbono na superfície do mesmo, já que os metais com baixo teor de carbono ajudam aumentar à sua dureza. O metal é aquecido a uma temperatura elevada numa atmosfera rica em carbono. O calor irá causar a fundição dos átomos dentro da superfície do metal. O processo é feito abaixo do ponto de fusão do mesmo. Atualmente, existem cinco métodos deste tipo de processo, o melhor estilo de penderá exclusivamente da aplicação em si.

CementaçãoUm dos tipos é o método que utiliza um forno para aquecer as partes de metal a serem cementados, que são embalados dentro de um recipiente com uma quantidade suficiente de pó de carbono. O processo de aquecimento irá durar de doze a setenta e duas horas a uma temperatura bastante elevada. Este método é conhecido por ser lento, quando comparado com os outros métodos e tem aquecimento com ineficiências devido à dificuldade em manter uma temperatura uniforme, o que não é considerado uma vantagem.

O modelo a gás segue o mesmo procedimento aplicado no estilo anterior. Porém, ele alimenta o forno com o monóxido de carbono (CO) para melhorar a difusão, o que não é feito no método acima citado. O processo tem as questões de segurança questionáveis porque o CO é um gás que pode causar o envenenamento, é inodoro e incolor, e pode ser inalado por pessoas que trabalham no interior da planta. No entanto, o método a gás é o preferido na cementação de grandes volumes de metal.

No método de banho líquido, as partes de metal são submersos em sal fundido com o carbono abundante. O cianeto (CN), que é um veneno mortal, era anteriormente usado como o componente principal no banho de líquido. Ele foi substituído por componentes que não tóxicos e que podem alcançar os resultados das carbonetação mesmo utilizando cianeto.

O método requer um ambiente de vácuo com aquecimento que é livre de oxigênio e carbono com baixas pressões. O modelo utiliza um forno que tem uma estrutura complexa e um único componente para criar um ambiente rico em carbono e metano. O ambiente quando isento de oxigênio permite que a temperatura aumente significativamente, aumentando assim a solubilidade do carbono e da taxa de difusão. Nenhuma superfície passa por oxidação durante os resultados do processo.

O método de plasma utiliza um forno a vácuo para aquecer o metal. Uma vez que ele atinge uma temperatura adequada para o processamento, um gás raro contendo gases de hidrocarbonetos como CH4 é fornecido ao forno. Com a tensão elevada é introduzido entre o metal e o forno uma descarga para gerar uma força luminescente que fará com que o gás e o plasma tenham uma reação eletroquímica para realizar a carburação, mas o mesmo exige cuidado.

A escolha do método de cementação deve ser guiada por considerações de ordem social e econômica. O método deve ser amigo do ambiente e não deve causar danos à saúde dos trabalhadores e da comunidade. Também deve ter um bom custo-benefício. E para finalizar, o melhor tipo de aplicação industrial para o uso do processo em si depende da unidade industrial em questão, bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com