TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROTORACIONALISMO

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.230 Palavras (13 Páginas)  •  2.688 Visualizações

Página 1 de 13

RENATA BECKER

ALEXIA BECKER

VICTORIA ANDRADE

RAFAELLA STRINGARI

SIGNIFICADO DO NOME:

PROTO – Exprime a ideia de primeiro, anterior, ancestral.

RACIONALISMO – Teoria filosófica que dá a prioridade à razão. A palavra racionalismo deriva do latim ratio, que significa "razão".

ARQUITETURA DO SÉCULO XX

É um momento de arquitetura que abrange a época de 1910 até o fim da Primeira Guerra Mundial. Esse movimento se desenvolveu após o Art Nouveau, sendo contrário a esse movimento.

No início de um novo século, os problemas do homem moderno são relativamente novos e, portanto, as suas necessidades também.

No início do século XX, o significado da arquitetura é reconsiderado, tendo em conta o movimento moderno da arquitetura do século XX: a idéia de que a arquitetura se deriva, já não da natureza ou da história, mas diretamente a partir da geometria que é acompanhado pela afirmação, a partir do protorracionalismo no início do século XX, a arquitetura não é arte.

O início da protorracionalismo começou com o Palácio Stoclet, construído por Hoffmann, em Bruxelas. É a conclusão de um longo processo e busca de gosto, e marcada pela ausência de um gênio.

Esta criação é devido à burguesia europeia, que abandonou as formas neoclássicas e a afirmação de protorracionalismo com suas exposições, com o uso de novas técnicas na arte.

Na nova arquitetura do século XX não pode julgar uma obra sem ter visitado o seu interior. Nessa nova arquitetura se encontra  a função: se está harmoniosamente distribuída no interior, se integrada com o entorno e se é agradável para habitar-se, então o prédio é belo.

Depois de já ter deixado o passado para trás, os arquitetos deste século lidam com os volumes e os espaços com critérios completamente diferentes, este é o resultado do uso de novos materiais e novas necessidades.

Novos materiais:

No início do século XX, são utilizados materiais totalmente industrializados, sendo o principal deles o "concreto armado", que é um material barato, personalizável, à prova de fogo, anticorrosivo e permite a construção em esqueleto deixando a planta livre e alterna com outros materiais, como aço, vidro e tijolo.

A parede já não é possui a função de suporte, e é reduzida a uma pequena membrana, com grande quantidade de janelas. Os elementos decorativos desaparecem e apenas a linha reta é usada. No exterior tem “volados”.

Tudo é simples e funcional.

 PROTORACIONALISMO

O protoracionalismo surge de 1900-1917 , e significou uma síntese entre estrutural e funcional.

Ele se desenvolveu após a arte-nouveau e é totalmente contra este, rejeitando as formas, reduzindo a geometria, combatendo o ornamento da art-nouveau.

 As reduções do protorracionalismo não encontraram nenhum outro código que o classicista (que reduziu a sua expressão mais austera) dos sistemas dos blocos fechados e simetrias bilaterais que a arte-nouveau já tinham deixado no passado.

Este novo estilo aproveita os novos materiais para alcançar o seu programa de simplificação e economia máxima. É um estilo fundamentalmente redutivo que herdou dos engenheiros do século XIX.

O protorracionalismo começou com o Palácio Stoclet , construído por Hoffman em Bruxelas.

Um dos problemas deste estilo é que a sua intenção de simplificar em algumas ocasiões representava uma posição de poder contra a academia, essa contradição da linguagem protorracionalista foi uma das causas de sua queda, além da 1 ª Guerra Mundial.[pic 1]

PRINCIPAIS ARTISTAS

Adolf Loos: afirma que a arquitetura se diferencia da arte porque tem usos práticos.

Peter Behrens: tenta trazer a prática o edifício industrial, aproveita as mais altas qualidades dos diferentes materiais para conseguir a máxima economia e a simplificação, sem afetar a estética.

Auguste Perret: leva em conta a qualidade da construção.

Josef Hoffman.

Tony Garnier: tenta trazer a arquitetura urbana.

Walter Gropius.

ADOLF LOOS (1870-1933)

O Protorracionalismo de Adolf Loos:

A maior parte de suas obras foram para a cidade de Viena. Estava totalmente contra a ornamentação arquitetônica. Esta deve ser de acordo com o útil, e as suas formas e volumes devem ser relacionados aos seres humanos. Arquiteto cuja aposta pelas edificações cúbicas e sem ornamentos iniciou a renovação radical da arquitetura. Ele era o principal artista deste estilo.:

ANTECEDENTES:

  • 1887-1888 : Estudou na Escola de Artes e Oficios Rama de Arquitectura en Reichenberg, Bohemia.
  • 1890-1893: Escola Politécnica de Dresde, sem alcançar o título.
  • 1893 -1996 visita a exposição Universal de Chicago e permece três anos na EE.UU
  • 1896 começa a trabalhar em Viena como arquiteto. 
  • 1897-1929  Escreve numerosos publicando especialmente na “Nueva Prensa Libre”
  • 1908: Apresentação de sua escrita famosa “Ornamento y Delito”. Publicado pela  1ra vez em 1913
  • 1921-24: Nomeado arquiteto-chefe do Departamento de Urbanismo del Ayuntamiento de Viena.

CARACTERÍSTICAS DE SUA ARQUITETURA:

  • Ausência de ornamento no exterior.
  • Fachadas discretas, mínimas e quase austeras.
  • Os interiores opulentos, criadores de atmosferas e feitos com materiais valiosos.
  • Materiais predominantes: mármore, madeira, bronze, mosaicos de ouro, vidro e tijolo.
  • A formação de uma arquitetura autônoma e pura.
  • Tendência a demonstrar a independência da arquitetura das outras formas de arte figurativa, sinalizando as propriedades figurativas da natureza e dos materiais.

VILLA KARMA (1903- 1906)

Villa Karma em Montreux (Suíça) é o primeiro edifício elegante feito por Loos. Esta vila é um excelente exemplo de sua "Teoria do Revestimento" (segundo a qual componentes construtivos de uma casa se revestem através da arquitetura).

O contraste de materiais é realçado pelo projeto de várias salas.

LA LOOSHAUS EN LA MICHAELERPLATZ(1909-1911)

Este edifício é um dos mais famosos de Adolf Loos e o primeiro que realizou com dupla função (comercial e residencial).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (49.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com