TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sahushaushuas

Por:   •  7/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

• ETAPA1

– Passo 2 Responsável: Felipe Romero

– Passo 3  Responsável: Daniel Velloso

        1) Fazer pesquisa sobre ferramentas de modelagem de dados citando

                suas características e benefícios:

        Ferramentas de Modelagem, são Softwares Gráficos (também chamadas de Ferramentas CASE), que auxiliam no desenvolvimento de um Projeto de um Banco de Dados,  explicitando  seu funcionamento , definindo  os seus atributos e os relacionamentos entre os objetos deste Banco de Dados.  Esta Ferramenta irá definir, através de uma linguagem de símbolos gráficos, como o Banco de Dados  funcionará de forma conceitual  (modelo de alto nível , mais abstrato) e lógica (modelo de níveal mais baixo, como tabelas , campos e tipos de relacionamentos),  ajudando os profissionais de T.I.,  na criação física do Banco de Dados , bem como na sua documentação e manutenção. Como exemplo de Ferramentas de Modelagem de Dados temos:  Erwin Data Modeler, Relational Rose da IBM , Oracle´s Designer , DBDesigner, etc...

Suas principais características e benefícios são:

- facilidade e clareza,  na representação de modelos complexos de dados esua relações , em uma linguagem gráfica intuitiva.

 - documentação das informações e  relações entre os dados de um dado projeto , permitindo assim a sustentabilidade do projeto bem como fornecendo uma documentação formal.

- devido a uma linguagem gráfica clara e padronizada, o projeto pode ser compartilhado entre os mebros de um time de desenvolvedores, propiciando trabalho em equipe.

- com a tulização de ferramentas CASE de modelagem, muitos erros de conceito ou levantamento podem ser resolvidos antes do projeto chegar a uma fase crítica.

- possibilidade de se utilizar engenharia reversa para gerar um modelo conceitual e lógico de um banco de Dados à partir de um Banco de Dados real (físico).

- finalmente , um dos melhores benefícios, é podermos criar a partir do projeto da Ferramenta CASE , a estrutura física do Banco de Dados de acordo com a implementação desejada, através da execução de comando DDL padrão (Ex: CREATE TABLE).

 

        4) Definir Esquema e Instância:

        - Esquema: representa através de uma linguagem textual ou gráfica (Ferramentas CASE), a coleção de todos os objetos do Banco de Dados (tabelas, campos, relacionamentos, procedimento, gatilhos, etc..), definindo a Eestrutura conceitual e lógica deste Banco. O Esquema pode conter níveis de abstração, indo do físico ao conceitual.

Por exemplo : No caso da Empresa LFLXY, temos a definição de duas Entidades com seus respectivos atributos:as entidades Estacionamento e Vaga.

A definição de atributos destas Entidades definem quais dados serão armazenados e qual o relacionamento entre elas (placa_veiculo). Isso define uma primeira abstração conceitual do modelo de dadosdo Esquema.

        - Instância: representa todo o conjunto de dados presentes do Banco de Dados , em um dado momento no tempo.

Como exemplo de Instância, podemos citar a inclusão de um proprietário com seus respectivos dados. Também ocorre a inclusão de registros do veículo para determinado este proprietário. O conjunto de dados armazenados no banco de Dados neste momento é definico como Instância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com