TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Só a Belise...

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

Neoliberalismo e globalização

Define-se neoliberalismo como uma associação de princípios políticos e econômicos capitalistas que pregam a não participação do estado na economia, onde deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.

Algumas características do neoliberalismo são a pouca intervenção do governo no mercado de trabalho, a política de privatização de empresas estatais, a livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização, a abertura da economia para a entrada de multinacionais, a adoção de medidas contra o protecionismo econômico, a diminuição dos impostos e tributos excessivos etc. Esta teoria econômica propunha a utilização de políticas de oferta para aumentar a produtividade. Também indicavam uma forma essencial para melhorar a economia local e global era reduzir os preços e os salários.

Dentro desse contexto, definimos globalização como o crescimento da interdependência de todos os povos e países do mundo. O elemento básico desse sistema é o processo de globalização da economia, que atinge todo um conjunto de fatores econômicos: a produção, as patentes, as finanças, o comércio e a publicidade. Numa economia mundial integrada, o processo econômico das grandes empresas é pensado em escala global.

Os conceitos de neoliberalismo e globalização estão ligados porque o neoliberalismo surgiu graças à globalização da economia. Depois da Segunda Guerra Mundial, o aumento do consumo e o avanço da tecnologia da produção lideraram a sociedade para o consumismo.

Essa sociedade consumista fomentou a globalização da economia, para que os capitais, serviços e produtos pudessem fluir para todo o mundo, um claro pensamento neoliberal. Desta forma, o neoliberalismo abriu a liberdade econômica ordenada pelo mercado, sendo que em algumas ocasiões o Estado tem que intervir em algumas negociações para evitar desequilíbrios financeiros.

Apesar disso, a doutrina neoliberal visa que a economia e política atuem de forma independente uma da outra, e por isso não aprecia quando há uma intervenção política na economia.

Referências Bibliográficas

  • JurisWay, O neoliberalismo na globalização da economia. Disponível em: http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=6974  Acesso em 19 de outubro de 2015
  • InfoEscola, Economia, Globalização e Neoliberalismo. Disponível em: http://www.infoescola.com/economia/globalizacao-e-neoliberalismo/ Acesso em 19 de outubro de 2015.
  • SuaPesquisa, Geografia, Neoliberalismo. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/geografia/neoliberalismo.htm Acesso em 19 de outubro de 2015.
  • Significados, O que é neoliberalismo. Disponível em: http://www.significados.com.br/neoliberalismo/ Acesso em 19 de outubro de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com