TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ô Furada

Por:   •  13/4/2015  •  Monografia  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

1- Analise a relação entre formação profissional e educação continuada, apresentadas no texto.

Entendemos a formação profissional como uma educação continuada, porém essa teoria tem que ser estudada em seus muitos aspectos, como o sistema educativo, a realidade social, expressa pelos aspectos estruturais e conjunturais, o movimento histórico da sociedade e a própria historicidade da profissão.

O contexto histórico que vivemos atualmente no Brasil, assim como a complexidade do sistema universitário e as singularidades relativas ao ensino superior posicionam-se diretamente frente ao processo de formação profissional. Como muitos imaginam, a formação profissional não se faz necessariamente no curso de graduação, mas é o curso de ensino superior que desencadeia o processo de formação profissional do individuo. Ou seja, a formação profissional dar-se inicio no curso de ensino superior e vai ganhando respaldo e sendo construída no processo de exercício da prática profissional enquanto assistente social. É nesse contexto onde se juntam a teoria, o que foi apendido em sala de aula, com a prática adquirida na suaatuação na realidade social, tanto estrutural como conjuntural da sociedade.

É nesse processo de desenvolvimento que o profissional vai se identificando como membro de uma categoria profissional, passando a perceber e adquirir conhecimento sobre o seu compromisso social e a significação sócio-historica da profissão.

2- Oliveira (2004) afirma que contexto de uma sociedade, a educação pode ser um instrumento de manutenção ou transformação social. Explique.

Isso dependerá, segundo a autora dos pressupostos, os conceitos que fundamentam e direcionam a trajetória dessa educação. Dois profissionais de uma mesma categoria de trabalho, porém formados por educações diferenciadas podem ter visões opostas sobre um mesmo contexto social. Um deles poderá enxergar meios para se promover uma mudança naquela realidade, enquanto o outro poderá optar por manter a realidade imutável. Para que haja uma formação, onde o profissional embasado pela sua educação tenha uma visão crítica da realidade e não apenas ficar no automático, no burocrático, esse profissional tem que ter uma educação embasada no processo reflexivo. Sem esse processo reflexivo o profissional ficará atado apenas a concepção de reprodução da realidade em que está enserido e não verá que há possibilidades de transformação dessa realidade. A educação com base no processo reflexivo é constituída de um instrumento mediador da sociedade, tendo um papel ativo na realidade social existente. Esse tipo de educação está sempre do lado da visão critica de realidade e lutando por sua transformação.

Nessa sociedade capitalista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com