TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE VERTICAL E ANÁLISE HORIZONTAL

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.527 Palavras (27 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 27

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1.        ANÁLISE VERTICAL E ANÁLISE HORIZONTAL        

2.        LIQUIDEZ        

2.1.        Liquidez Corrente        

2.2.        Liquidez Geral        

2.3.        Liquidez Seca        

3.        RENTABILIDADE        

3.1.        Giro do Ativo        

3.2.        Margem liquida        

3.3.        Rentabilidade do ativo        

3.4.        Rentabilidade do Patrimônio Líquido        

4.        ENDIVIDAMENTO        

4.1.        Participação de capitais de terceiros        

4.2.        Composição do endividamento        

4.3.        Imobilização do patrimônio liquido        

4.4.        Imobilização dos recursos não correntes        

5.        QUADRANTE COMPARATIVO DE EFICIÊNCIA ENTRE EMPRESAS        

6.        ÍNDICES DE DEPENDÊNCIA BANCARIA        

6.1.        Índices de financiamento do ativo        

6.2.        Participação de instituições de créditos no endividamento        

6.3.        Financiamento de Ativo Circulante por instituições financeiras        

7.        METODO DUPONT        

CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA        

ANEXOS        


INTRODUÇÃO

A Contabilidade é a ciência que busca estudar as variações quantitativas e qualitativas que ocorrem no patrimônio das entidades com o objetivo de realizar tomadas de decisões, tanto internamente quanto externamente. Utilizando-se de técnicas, princípios, normas e procedimentos próprios, uma análise deve ser realizada em cima de resultados e registros a fim de que possam ocorrer o controle e planejamento com relação ao patrimônio da entidade, como afirma Azevedo (2008, p. 14) “A contabilidade é o principal termômetro para mostrar a saúde financeira das companhias”.

Porém apenas com a elaboração das Peças Contábeis (Balanço Patrimonial, DRE, Fluxo de Caixa, etc.) não seriam o suficiente para se tirar um diagnóstico preciso e detalhado da situação financeira da entidade, nem realizar comparativos no decorrer do tempo nem entre empresas concorrentes.

Com essa premissa de comparação entre concorrentes, podemos citar:

“A abertura de Capital por parte das empresas (Corporation-S.A.), possibilitando a participação de pequenos ou grandes investidores como acionistas, leva-os à escolha de empresas mais bem-sucedidas, tornando-se a Análise das Demonstrações Contábeis um instrumento de grande importância e utilidade para aquelas decisões.” (Marion. 2005. P.21).

Dessa forma, o presente trabalho irá se utilizar de análises comparando duas empresas de ramo de aluguel de veículos, ambas com mais de dez anos no mercado e com mais de trinta mil carros sendo utilizados, e com um olhar de acionistas serão comparadas a Localiza Rent a Car S/A e a Companhia de Locação das Américas, analisando os resultados e os balanços referentes aos anos de 2014 e 2015.

A empresa Localiza Rent a car, especializada em aluguel de carros no Brasil e na América Latina. Com experiência de 43 anos e 565 agências nas principais cidades e aeroportos do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, possuindo uma frota de 115.166 carros disponíveis e mais de 7 mil colaboradores.

Já a Companhia de Locação das Américas é especialista em locação de frotas para empresas, desde 1993 é a empresa do setor que mais cresceu nos últimos anos, com 30 filiais pelo Brasil e mais de 29 mil veículos rodando.

Os métodos utilizados serão as análises verticais e horizontais, índices de liquidez, índices de rentabilidade, índices de endividamento, índices de dependência bancária, quadrante comparativo, análise pelo método Dupont.

De acordo com Marcelo Cardoso de Azevedo (2009), a Análise Vertical consiste em analisar a representatividade de cada conta em relação ao total do ativo e passivo (BALANÇO PATRIMONIAL), assim como a participação de cada conta do Demonstrativo de resultado (DRE).

Já’ a Análise Horizontal consiste em analisar a evolução de cada conta que compõem o BALANÇO PATRIMONIAL e o DRE durante um período. Essa análise é feita entre os valores de uma mesma conta, porém em períodos diferentes, possibilitando avaliar a evolução ou retrocesso da referida conta.

Por meio dos índices de liquidez, será avaliada a capacidade de pagamento da empresa, ou seja, o quanto a empresa consegue saldar de seus compromissos, sendo de longo prazo, curto prazo ou de imediato. No que tange o índice de rentabilidade, é analisado a forma rentável do capital investido na entidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (296 Kb)   docx (46.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com