TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância das Informações Contábeis para a Sociedade

Por:   •  12/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

A Contabilidade é de fundamental importância para a sociedade. Ao longo de sua história, ela evoluiu e se estabeleceu como o melhor mecanismo de controle e análise racional de dada riqueza. No entanto, é de suma importância que o profissional da área de Recursos Humanos tenha conhecimento contábil, e acompanhe com atenção sua evolução, pois o saber contábil, por ser científico, precisa de muitos estudos, porque a sociedade e os ambientes sociais se modificam, sendo um grande desafio para todos os envolvidos desta área .

De acordo com Coelho Neto (2002, p.23)

“Uma empresa sem Contabilidade é uma entidade sem memória, sem identidade e sem as mínimas condições de sobreviver ou de planejar seu crescimento. Impossibilitada de elaborar demonstrativos contábeis por falta de lastro na escrituração, por certo encontrará grandes dificuldades em obter fomento creditício em instituições financeiras ou de preencher uma simples informação cadastral”.

A principal função dos Gestores de Recursos Humanos consiste em promover a eficiência e a eficácia dos colaboradores de uma organização, para que esta consiga atingir os seus objetivos da melhor forma possível. A contabilidade através de suas técnicas fornece uma série de informações que auxiliam os gestores de RH em seu cotidiano no domínio dos negócios, e é uma importante ferramenta de apoio para a tomada de decisão nas empresas. Por meio de um planejamento, o gestor de RH consegue prever as necessidades futuras, para então tomar as devidas decisões e aplicar os recursos apropriados. Contudo, a importância do conhecimento contábil para esta área é evidenciada no veredito das decisões, pois a contabilidade não está limitada a fornecer informações, mas auxiliar na tomada da melhor decisão.

À vista disso, quanto menor o conhecimento contábil dos profissionais de Recursos Humanos, maior as chances de erros e consequentemente as tomadas de decisões inadequadas. Decisão errada pode, por sorte, não causar grandes problemas para uma empresa, porém um erro mínimo pode ter efeitos catastróficos para outra. É imprescindível que a sociedade tenha ciência contábil e consciência de sua importância, para oferecer oportunidades a todos àqueles que desejam progredir. O uso inadequado destes preceitos nas organizações pode causar problemas catastróficos, como: fraudes e corrupções. As fraudes são fatos que afetam diretamente o fluxo de caixa das empresas.

Um exemplo relevante desta irregularidade é o ocorrido na empresa D.E. Master Blenders, dona do famoso café Pilão, fundada em 1753. A marca holandesa enfrentou uma crise entre seus acionistas depois de revelar fraudes e problemas tributários em suas operações no Brasil. Os indícios surgiram no fechamento do livro financeiro do ano, logo, descobriram irregularidades em suas contas. A empresa informou a descoberta de problemas de contabilidade na operação brasileira e alertou que os resultados seriam acertados e que foram afetados por fraude. Em decorrência dos fatos, a Master Blenders perdeu cerca de 1 bilhão de reais em valor de mercado e custou o cargo de seu presidente – Juan Carlos Dalto. A maior parte do problema estava no departamento de vendas, que para cumprir as metas de crescimento e garantir seus bônus anuais, alguns executivos teriam registrado uma série de pedidos de varejistas por conta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com