TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inflação

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

 

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

 

 

 

 

 

 

KARINA SILVA DOS SANTOS

 

 

 

 

INFLAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CRICIÚMA

2015

KARINA SILVA DOS SANTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INFLAÇÃO

 

 

 

Trabalho de Pesquisa, apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de matemática financeira segunda fase, no curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CRICIÚMA

2015        

1 INTRODUÇÃO

A inflação hoje, é conhecida mundialmente por todos, por afetar o bolso do trabalhador, principalmente o mais pobres. No Brasil a preocupação é diária, e acompanhada de perto pelos brasileiros.

Para termos um conhecimento simples e direto sobre o assunto, será apresento num primeiro momento a definição de inflação, num segundo momento o que causa a inflação e exemplo do nosso dia a dia. Por fim, como está o índice hoje no Brasil.

2 DEFINIÇÃO DE INFLAÇÃO

Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços.

3 CAUSAS E EXEMPLO

Quando se fala em inflação, a primeira causa que vem à cabeça é dinheiro em excesso no mercado.  As causas para inflação são:

  • Excesso de gasto. Ocorre quando consumidores e empresários aumentam gastos rapidamente, provavelmente com base em crédito, sem que haja quantidade suficiente de bens e serviços disponível. Os compradores passam a competir pela oferta, que é escassa.
  • Aumento de salários mais rápido do que da produtividade. Fica mais caro para a empresa produzir cada unidade e, ainda que o aumento seja justo, ela pode querer repassá-lo aos preços para não perder lucro. Isso pode ser mais fácil se não houver concorrentes.
  • Aumento dos lucros. Se a concorrência diminuir na economia, empresas podem aumentar os preços sem perder clientes.
  • Aumento nos preços das matérias-primas, especialmente quando elas são muito usadas como insumos, como é o caso do petróleo. Como as causas, em geral, são mundiais, é muito difícil que um país consiga contornar esse tipo de inflação individualmente.
  • Inércia. Em uma economia já tomada pela inflação ela pode se alimentar. É o que ocorre quando cada um tenta se proteger dela: trabalhadores exigem aumento salarial, empresas tentam garantir o lucro, etc.

Num país com inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 11,00. Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra.

Só é possível encontrar a arma certa para combater a inflação, se conhecer o tipo.

4 INDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR

O IPCA é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 1980 e se refere às famílias com rendimento monetário de 01 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte.

Desde janeiro, o IBGE passou a incorporar a Região Metropolitana de Vitória e o município de Campo Grande no IPCA e no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Até dezembro de 2013, as pesquisas eram feitas com informações das Regiões Metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, além de Brasília e Goiânia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (104.4 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com