TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Magnesita

Por:   •  2/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.073 Palavras (13 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE SENAC

MAGNESITA

Ana Flávia Ribeiro

Daiane Rodrigues Santos

Higor Araujo Lopes

Rodrigo Ferreira Guedes

Jocasta Urquiza de Freitas

Wellington Figueroa da Silva Pereira

Contagem

2017

FACULDADE SENAC

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MAGNESITA

Apresentado no 5º período do curso de graduação em Ciências Contábeis da Faculdade Senac Minas, como pré-requisito do trabalho interdisciplinar.

Orientador: Leonardo Eustáquio Chiarella

Por

Ana Flávia Ribeiro

Daiane Rodrigues Santos

Higor Araujo Lopes

Rodrigo Ferreira Guedes

Jocasta Urquiza de Freitas

Wellington Figueroa da Silva Pereira

Contagem

2017 

LISTA DE QUADRO

Quadro1 - Dez principais fornecedores para manutenção das suas atividades         7

  • SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        Caracterização da empresa        4

1.2        Objetivos        7

1.3.    Justificativa        7

2        CONTEXTUALIZAÇÃO DO SETOR DE MINERAÇÃO        9

3        DEMONSTRAÇÃO FINANCEIRA        10

3.1        Balanço Patrimonial        10

3.2        Demonstrações de Resultado        11

3.3        Fluxo de Caixa        12

3.3.1        Conceitos sobre o fluxo de caixa        12

3.3.2        Fluxo de caixa pelo método direto        12

3.3.3        Fluxo de caixa pelo método indireto        13

3.4        Relatórios da Diretoria        13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15

        

  • INTRODUÇÃO

O ramo da mineração surgiu antes do calendário cristão, datado pela história no ano 2.600 a.C, onde povos como atenienses, gregos e diversas civilizações já utilizavam o minério como matéria-prima para a produção de ferro, combustível, metais e ligas metálicas. (http://marcosgeograficos.com.br/pdf/html.php?id=78. Acessado em 06/04/2017 ás 9:11)

Desde então a mineração vem crescendo no mercado e obtendo destaque como um setor fundamental da economia nacional e sendo base do processo produtivo interno, movimentando a economia e externo, criando divisas entre países ao mesmo tempo que possibilita a geração de impostos estaduais e federais, pois é caracterizado como o setor mais tributado. (https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/9337/1/ROBERTA%20VARGAS%20DIAS.pdf. Acessado em 06/04/2017 as 10:00)

A atividade mineradora hoje no país conta com várias industrias especialistas na exportação e transformação desta matéria-prima, como a Magnesita Refratários S.A presente na mineração desde 1944, responsável por 1,4 milhão de toneladas /ano de refratários com 27 instalações industriais.

A proposta deste trabalho é apresentar e analisar as demonstrações financeiras da Magnesita S.A publicadas nos últimos três anos dentro do setor de Mineração, por meio do levantamento de dados bibliográficos e documentais.

Para isso, será desenvolvida uma apresentação da empresa quanto sua caracterização, setor de mercado onde está inserida, suas publicações (Balanço Patrimonial, Demonstração do resultado e Exercício, Fluxo de caixa e o Relatório da diretoria).

  • Caracterização da empresa

De acordo com as informações apresentadas no site Econoinfo e pelo Conselho de Valores Imobiliários, a Magnesita S.A é uma companhia brasileira de capital aberto com ações negociadas na bolsa de valores.

A companhia teve início em 1940 após o descobrimento de Magnesita em Brumado, cidade localizada no estado da Bahia e foi autorizada pelo governo brasileiro a iniciar suas atividades mineradoras em 1944 na cidade de Contagem/MG, produzindo refratários aluminosos e sílico-aluminosos inicialmente e logo depois passou a produzir magnesianos e cromo-magnesianos.

Em 1966 começou suas pesquisas técnicas para adequar suas unidades fabris com intuito de atender os interesses dos clientes com melhores soluções refratárias. Entre 1967 e 1973 a Magnesita S.A. se tornou uma companhia aberta e foi listada na Bolsa de Valores de São Paulo.

A partir dos anos 70 a empresa iniciou suas atividades no segmento de serviços, engenharia refratária, montagem e manutenção até o ano de 2007 onde a GP investimentos adquire o controle da Magnesita e passa por uma longa reestruturação e adota novas estratégias para expandir sua presença nos mercados internacionais.

Em 2008 a razão social da companhia passa a ser Magnesita Refratários S.A. CNPJ 08.684.547/0001-65 e passa a comercializar suas ações no semento Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo, com destaque pela sua governança corporativa. No mesmo ano a Magnesita adquire a LWB Refractories (líder em produtos dolomíticos) e torna-se a maior empresa de refratários do mundo, agregando unidades na Ásia, Europa e América do Norte, Oceania, Oriente Médio.

No período de 2010 a 2013 a Magnesita aumentou seu capital para 350 milhões obtendo uma queda de 20% da dívida total. Em 2012 elaborou se uma nova visão e missão com base em um novo planejamento estratégico respectivamente:

Ser o melhor fornecedor em soluções refratárias e minerais industriais, alavancando e desenvolvendo nossa base de minerais. Fornecer soluções integradas em serviços, refratários e minerais que maximizem os resultados dos clientes, de forma a criar relações rentáveis, duradouras e replicáveis para diferentes geografias. (http://magnesita.riweb.com.br. Acessado em 01/04/2017 ás 14:55)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (385.9 Kb)   docx (63.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com