TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NEGOCIAÇÃO: ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES X GRAVADORA

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.804 Palavras (8 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 8


[pic 1]

POLO DE AQUIDAUANA/MS

ADMINISTRAÇÃO/CIÊNCIAS CONTÁBEIS - 1° SEMESTRE

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO, GESTÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.

RA 2810796926Alessandra da Silva Souza

RA 2858135561Cristiano do Nascimento Gregório

RA 1661133888 Elisângela Lima de Moura Insfran

RA 344549         Marcos Luís da Silva Lemos

RA 2868933427 Ykaro Gomes Dorna

“NEGOCIAÇÃO: ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES X GRAVADORA”

        TUTORA EAD: Franciane Vivian Luz

Aquidauana, MS

25 de maio de 2015

INTRODUÇÃO

Uma cidade do interior de São Paulo foi escolhida, após uma pesquisa de custos, ambientação e logística, para a instalação de uma conceituada gravadora em um bairro de classe média, com a pretensão inclusive de investir em melhorias para a região, trazendo assim progresso ao local escolhido como sede da gravadora.

Os moradores quando souberam da notícia, entraram com um pedido/manifesto, através da associação de moradores junto à prefeitura do município, com o intuito de impedir que a gravadora se instale no lugar. Alegaram que o barulho e o trânsito iram perturbar os moradores, e afetará a segurança pública devido aos artistas que frequentarem o local. O projeto da instalação da gravadora já havia sido aprovado pela secretaria competente, desta forma a prefeitura comunicou à empresa da reivindicação dos moradores, e pediu que a mesma enviasse um negociador para dialogar com os moradores, e chegar a um acordo no prazo de quarenta e cinco dias. Em vinte e cinco dias haverá uma reunião prévia para que os representantes dos dois lados exponham suas propostas. Do lado da gravadora o Sr. Jorge Andrade que apresentará propostas de melhorias no bairro já que tem apenas cinco anos e ainda precisa de melhorias na iluminação, sinalização e viabilização de retornos uma vez que se localiza as margens de uma rodovia estadual.

Diante da situação deve ser criado um planejamento de negociação visando os dois lados. Deverá ser feito um mapeamento do perfil dos oponentes da negociação. Também deve ser feito o mapeamento segundo o modelo de Jung. Devem ser dispostos os aspectos principais a serem negociados. Estudar a cultura e o clima organizacional estabelecidos na gravadora relativo à mudançade localidade. Enumerar as variáveis que possam afetar o desempenho dos colaboradores da empresa como também o resultado da negociação caso o projeto não seja aprovado. Deverá ser apresentado uma prévia das negociações contendo feedback sobre a comunicação e os possíveis ajustes nas propostas para apresentação final. Por fim apresentar um relatório final com a proposta de ambos os lados.

MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES: ASSOCIAÇÃO DE MORADORES X GRAVADORA

Perfil do Negociador - Associação de Moradores do Bairro.

  1.  Negociador- Líder:Carlos Henrique.
  2.  Formação: Administrador
  3.  Objetivo: é Impedir a construção da Gravadora
  4.  Alegação: a perturbação da ordem Pública
  5. Argumentos: Barulho, Segurança e dificuldades de infraestrutura do trânsito local.
  6.  Informações relevantes: Público conservador questionador, e moradores que preza a tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.
  7.  Estímulos a negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.

Perfil do Negociador - Gravadora.

  1.  Negociador: Jorge Andrade,
  2. FORMAÇÃO: Estrategista de Negócios, com experiência em negociar em meio a conflitos.
  3.  Objetivo: obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro,
  4.  Alegação: que o progresso é inevitável.
  5.  Estímulos a negociação: Poderá contribuir para as melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.

HABILIDADES DOS NEGOCIADORES

No modelo de JUNG existem quatro estilos primários: controle(restritivo), desconsideração(ardiloso), deferência(amigável) e confiança(confrontador).

GRAVADORA

ESTILO: restritivo, independente do resultado para a outra parte, nesse caso a busca por um acordo para a solução do conflito, torna-se mais difícil, uma vez que o oponente não esta interessado em discutir alternativas que beneficiem os dois lados, mais em impor uma situação que lhe seja favorável.

TÁTICA: investir nas melhorias do bairro, como iluminação, sinalização e viabilização de retornos, uma vez que o mesmo fica as margens de uma grande rodovia estadual. E também trazendo assim um progresso continuo.

CARACTERÍSTICA: uma gravadora de gravadora conceituada, ou seja, uma empresa de grande aspecto no mercado.

A gravadora tem por sua vez a pretensão de instalar uma filial no bairro, com isso trará benefícios e ira investir em melhorias para o bairro.

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES

ESTILO: confrontador: contestam as questões e trabalham mutuamente para chegar a um acordo.

TÁTICA: ira perturbar a tranquilidade dos moradores devido ao barulho do transito, e também que afetara a segurança dos moradores do bairro devido à quantidade de artistas a frequentar o local. Sendo assim eles foram à prefeitura pedir o embargo da obra dessa nova empresa no bairro.

CARACTERÍSTICA: bairro pacato, tranquilo a maioria dos moradores são aposentados.

O bairro sua vez tenta intervir nesta instalação, pois ira perturbar a tranquilidade dos moradores e afetara na segurança do bairro. Sendo assim o presidente do bairro representando os moradores entrou com um pedido de manifesto junto à prefeitura com a intenção de impedir a instalação da gravadora.

PONTOS PRINCIPAIS A SEREM NEGOCIADOS

A situação, no entanto, é um pouco difícil, pois a gravadora tenta instalar uma de suas filiais em um bairro de classe media de uma cidade do interior, onde pretende inclusive investir em melhoriasna região. Porem o os moradores não gostaram da noticia, sendo assim eles enviaram uma documentação a prefeitura da cidade com intuito de paralisar a instalação, alegando que a empresa ira perturbar a tranquilidade dos moradores devido ao barulho, transito e também afetara a segurança devido a quantidade de artistas a frequentar o local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (125 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com