TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A estrutura das demonstrações financeiras

Dissertação: A estrutura das demonstrações financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2013  •  Dissertação  •  10.594 Palavras (43 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 43

ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

ESTRUTURA DO ATIVO

O ativo representa os bens e direitos que a empresa possui.

Na legislação brasileira, o Ativo é dividido em 3 grupos.

Cada um dos 3 grupos do Ativo definem prazos diferentes para a realização de cada Ativo. Realizar um ativo significa transforma-lo em dinheiro.

O ativo representa as aplicações ou usos dos recursos.

Normalmente, temos ativos quando se aplica recursos na sua compra ou aquisição.

O Balanço mostra qual é o volume de recursos que a empresa utilizou para manter ou aumentar seus ativos. O Balanço também mostra como os recursos serão distribuídos dentro do Ativo e, de forma muito genérica, em quanto tempo tais recursos irão ser recuperados ou novamente transformados em dinheiro.

Essencialmente, a análise do ativo deve ser feita observando-se quando há de recursos de curto prazo (Circulante) e quanto há de longo prazo (Realizável e Permanente).

O ativo mais importante é o de curto prazo, que normalmente tem maior liquidez e que é utilizado para garantir o pagamento de despesas e dividas. Dentro deste grupo, certamente as contas mais relevantes são Duplicatas a Receber e os Estoques.

O ativo imobilizado mostra somente o volume de recursos que permanece mais tempo na empresa. Uma análise mais profunda exige informações adicionais que devem ser buscadas diretamente com a empresa, pois o Balanço é pobre para mostrar como está composta a capacidade produtiva da empresa, como são suas instalações e máquinas e se não há riscos envolvidos na área de produção.

ESTRUTURA DO PASSIVO

O Passivo representa as dividas e obrigações que a empresa possui.

O Passivo é também divido em 3 grupos.

Cada um dos 3 grupos do Passivo definem prazos diferentes para o pagamento das dividas. Para efeito de análise, o Passivo se divide essencialmente em: Recursos de Terceiros (que são dividas efetivas) e Recursos Próprios (que são recursos que pertencem aos sócios, mas que são utilizados pela empresa).

O passivo representa as fontes o u origens dos recursos.

Todos os recursos que a empresa têm em seus ativos são financiados por recursos do Passivo. Por esta razão o Ativo é sempre igual ao Passivo.

No Balanço, identificamos como a empresa está financiando seus ativos e qual é o volume total deste recursos.

As fontes que financiam a empresa são:

Recursos de Terceiros  Passivo Circulante (curto prazo) e

Exigível Longo Prazo (longo prazo)

Recursos Próprios  Capital integralizado pelos sócios e Lucros

A relação entre Recursos de Terceiros e Recursos Próprios é que vai definir quanto a empresa depende de terceiros. Recursos de terceiros são fontes que provêm de empresas ou pessoas que não têm vínculo societário com a empresa.

Quanto maior o volume de recursos de terceiros (fornecedores, impostos, salários, empréstimos, etc.) representa maior risco financeiro, pois a empresa passa a trabalhar muito mais com recursos de outros que com seus próprios recursos.

ESTRUTURA DA DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS

A Demonstração de Resultado mostra:

Receita  são FONTES de recursos

Despesas e Custos  são APLICAÇÕES de recursos

Diferentemente do Ativo e Passivo, que mostram os saldos de cada conta, a Demonstração de Resultados mostra a soma dos valores do período (no caso de Balanços, o período é anual).

A Demonstração de Resultados é feita com o objetivo de mostra os resultados, isto é, lucro ou prejuízo. Para isto, somam-se as receitas e diminuem-se as despesas ou custos, obtendo assim os resultados.

A informação importante da Demonstração é, sem dúvida, o resultado final.

Quanto maior os lucros que uma empresa puder obter, maior é sua capacidade de investir em seus ativos, utilizando seus recursos próprios.

Muitas empresas não conseguem sobreviver ou expandir suas atividades exatamente porque geram lucros muito baixos ou até prejuízos.

Empresas que têm prejuízos constantes exigem maior atenção. O prejuízo exige uso de recursos para pagá-los e as alternativas que uma empresa têm para isso é desfazer-se de ativo ou buscar recursos de terceiros, aumentando assim suas dívidas.

Podemos dividir as demonstrações financeiras da seguinte forma :

a) Demonstrações Financeiras Primárias : Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado;

b) Demonstrações Financeiras Secundárias : principalmente a Demonstração de Origens e Aplicação dos Recursos;

c) Métodos de Análise : Horizontal e Vertical; e

d) Índices : grandezas relativas construídas a partir dos números (Demonstração Primária)

O objetivo da análise pode ser variado e dependerá do ponto de vista e necessidade do gestor financeiro, podendo referir-se ao passado, presente ou futuro em termos de situação e desempenho da empresa em referência. Importante salientar que, ainda que os dados contábeis se refiram a eventos passados, pode-se valer dos mesmos para uma projeção futura.

CONCEITOS BÁSICOS DE ANÁLISE

CAPITAL DE GIRO

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com