TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A obtenção de conhecimento sobre a formação de preço de venda, definição de lucro, os custos de distribuição e obrigações legais da empresa

Relatório de pesquisa: A obtenção de conhecimento sobre a formação de preço de venda, definição de lucro, os custos de distribuição e obrigações legais da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  3.981 Palavras (16 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 16

1 INTRODUÇÃO

O tema abordado vem trazer conhecimento sobre a formação do preço de venda, a apuração dos lucros, o rateio dos custos e as obrigações legais para uma empresa.

Com o entendimento da importância do assunto buscamos informações conceituais para firmar o conhecimento sobre o tema.

A contabilidade de custos fornece informações para as contabilidades gerencial e financeira e ajudam na descrição das abordagens e das atividades dos administradores voltadas para decisões de planejamento e controle de curto e longo prazo.

A administração de custos tem um foco abrangente. O planejamento e controle de custos são normais e ligados ao planejamento da receita e lucro. Ela constitui parte integral das estratégias de administração.

2 – DEFINIÇÕES CONCEITUAIS

Na contabilidade de custos temos termos que definem as ações na composição da movimentação dos custos, como gasto, custo, despesa, perda, desembolso e investimento.

Rateio é a distribuição proporcional que se faz para atribuir a este ou aquele produto o determinado valor.

Os critérios de rateio modificam o custo dos produtos, portanto, são necessários cautela e bom senso ao adotá-los. Sempre existirá um certo grau de subjetividade na escolha do critério de rateio, mas essa subjetividade pode ser reduzida, quando analisamos, detalhadamente, a natureza dos custos indiretos, antes de adotar o critério.

Na contabilidade de custos temos termos que definem as ações na composição da movimentação dos custos, como gasto, custo, despesa, perda, desembolso e investimento.

Rateio é a distribuição proporcional que se faz para atribuir a este ou aquele produto o determinado valor.

Os critérios de rateio modificam o custo dos produtos, portanto, são necessários cautela e bom senso ao adotá-los. Sempre existirá um certo grau de subjetividade na escolha do critério de rateio, mas essa subjetividade pode ser reduzida, quando analisamos, detalhadamente, a natureza dos custos indiretos, antes de adotar o critério.

3. UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO

Custeio por Ordem de Produção é um sistema utilizado quando são fabricados vários produtos diferenciados em cada período. É também chamado de Custo por Encomenda, já que obedecem a uma característica específica encomendada.

4. FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

a. Com base nos custos

Toda empresa, seja industrial, comercial ou de serviços, precisa determinar, com precisão, seus preços de venda, sob pena de perder espaço no mercado por praticar preços acima da concorrência ou sofrer prejuízos pela venda de seus produtos, mercadorias e serviços abaixo do custo.

A apuração dos custos se faz pelos próprios elementos da contabilidade, com auxílio de informações extra-contábeis, como controles de estoques, rateios de custos indiretos, horas de produção, etc.

Desta forma, a contabilidade de custos pode ser definida como um conjunto de registros específicos, baseados em escrituração regular (contábil) e apoiada por elementos de suporte (planilhas, rateios, cálculos, controles) utilizados para identificar, mensurar e informar os custos das vendas de produtos, mercadorias e serviços.

As despesas administrativas, apesar de não serem registradas, habitualmente, como custos contábeis, precisam ser mensuradas e acrescentadas à planilha de custos, para a correta formação do preço, pois se tratam de encargos necessários e que devem ser remunerados pelas vendas.

Quanto ao lucro, convém ressaltar que este pode ser fixado por produto, por hora de serviço ou atividade, ou ainda em termos de percentual sobre as vendas.

As despesas variáveis compreendem, entre outras: fretes sobre vendas, comissões, encargos financeiros para suporte do prazo de recebimento das faturas e tributos sobre vendas.

A formação de preços é muito mais do que o simples processo de acumular custos e acrescentar uma margem de lucro. Com muita frequência, a formação de preços é para que o preço calculado produza consequências satisfatórias no curto, médio e longo prazo. É importante lembrar que erros no processo de formação de preços podem não ter efeitos negativos sobre a empresa apenas no curto prazo. A longo prazo, esses erros trarão conseqüências de alguma forma.

Os principais princípios a serem observados na formação de preços são os seguintes:

1. Distribuição dos custos comuns entre produtos e serviços

Em linguagem técnica a distribuição dos custos comuns é denominada rateio dos custos indiretos.

O melhor a fazer é escolher o critério de rateio mais aplicável às características da empresa e do processo de produção ou operação, mas sem perder de vista que o objetivo final do rateio é que o total dos custos comuns seja coberto.

2. Volume de produção para cálculo do custo unitário

Várias parcelas de custo são primeiramente conhecidas pelo seu valor total e este deve ser dividido pelo volume de produção ou operação para se chegar ao custo unitário.

Em boa parte dos sistemas de controle interno, o volume de produção escolhido é a produção verificada. Como esses sistemas geralmente têm por objetivo a apuração de resultado, esse procedimento não traz problemas. Entretanto, para fins de formação de preço, o volume a ser considerado é aquele para o qual os custos foram assumidos. Isto significa que para fins de formação de preço, deve ser considerada a capacidade de produção e não a quantidade que foi produzida.

3. Tributação

Um dos itens formadores do custo e, portanto, do preço, são os impostos incidentes sobre o resultado da empresa, como é o caso do Imposto de Renda e Contribuição Social das empresas tributadas pelo sistema de lucro real. Por sua vez, o resultado a ser estimado dependerá, entre outros fatores, do próprio preço que está sendo calculado.

4. Tratamento dos custos variáveis não padronizados

Na maioria dos casos, os custos variáveis são bem padronizados. Para achar o percentual de custo é necessário que se estime a parcela de venda recebida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com