TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A origem da Contabilidade

Pesquisas Acadêmicas: A origem da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.743 Palavras (19 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP- Unidade 1

BIANCA CARDOSO DA ROSA – RA: 3880770165

SHEYLA REGINA LEMES BIZI – RA: 4336812973

VALDINÁ ALVES CHAVES- RA: 4300078582

ATPS: Teorias da Contabilidade

Profa.Ma.Juliana Leite

TAUBATÉ – UNIDADE 1

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

A origem da Contabilidade

A origem da Contabilidade há necessidade de registros do comércio. Tem fortes indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. Tendo a prática do comércio não sendo exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.

A origem da contabilidade está ligada à necessidade do homem fazer o registro do comércio. Segundo IUDÍCIBUS (2005, p. 31), “a Contabilidade é tão antiga quanto o próprio homem que pensa”. Mesmo na sociedade antiga, o ser humano já utilizava das ferramentas contabéis para controlar seus bens.

As cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares, sendo um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C.

Com o tempo o homem começa a possuir uma enorme quantidade de valores, preocupando-se o quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; como as informações em maior volume, requerendo-se os registros.

Com o pensamento no futuro levou o homem aos primeiros registros, com isso podendo conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção.

O surgimento das primeiras administrações particulares há necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, com isso podendo prestar conta da administração.

Com as operações econômicas tornando-se complexas, o controle torna-se mais refinado. Com as escritas governamentais da República Romana (200 a.c.), traziam-se receitas de caixa classificadas em rendas e lucros, e as despesas compreendiam-se nos salários, perdas e diversões.

Sendo no período medieval, as inovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja. Mas na Itália que surge o termo Contabilitá. Assim resume-se a evolução da ciência contábil da seguinte forma:

CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO - período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã.

CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL - período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494.

CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO - período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche".

CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO - período que se inicia em 1840 e continua até os dias de hoje.

No período antigo os registros eram processados de forma rudimentar, na memória do homem, pois é um ser pensante, inteligente, com isso encontrou formas eficientes de processar os registros, utilizando gravações e outros métodos alternativos.

O inventário exercia importante papel, a contagem era o método adotado para o controle dos bens, que eram classificados segundo sua natureza: rebanhos, metais, escravos, etc.

Esses registros combinavam o figurativo com o numérico, sendo gravada a cara do animal cuja existência é para controlar o numero exato às cabeças existentes. Mesmo sendo rudimentar, o registro, assemelhava-se ao que hoje se processa.

Os registros tornaram-se diários e foram sintetizados em papiros ou tábuas, no final de determinados períodos, assim tornando-se o balancete mensal e o balanço anual, com isso estabelecia o confronto entre variações positivas e negativas. A receita, era confrontada com a despesa. A escrita no Egito era fiscalizada pelo Fisco Real, o que tornava os escriturários zelosos e sérios em sua profissão.

No período medieval é um período importante na história do mundo, especialmente na história da Contabilidade, sendo denominado a "Era Técnica" , devido às grandes invenções, como moinho de vento, aperfeiçoamento da bússola, etc., que abriram novos horizontes aos navegadores, como Marco Pólo e outros.

No comércio exterior incrementou-se por intermédio dos venezianos, o livro caixa, que recebia registros de recebimentos e pagamentos em dinheiro. Utilizando-se, de forma rudimentar, o débito e o crédito, oriundos das relações entre direitos e obrigações, inicialmente, as pessoas.

O método das Partidas Dobradas teve sua origem na Itália. Com o seu aparecimento implicou a adoção de outros livros que tornassem mais analítica a Contabilidade, surgindo, o Livro da Contabilidade de Custos.

No período moderno ser citados três eventos importantes que ocorreram neste período:

1453 - os turcos tomam Constantinopla;

1492 - é descoberta a América, em 1500, o Brasil;

1517 - ocorreu a reforma religiosa.

A Contabilidade tornou-se uma necessidade para se estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o Novo Mundo representava.

Com o aparecimento da obra de Frei Luca Pacioli, contemporâneo de Leonardo da Vinci, que viveu na Toscana, no século XV, marca o início da fase moderna da Contabilidade.

O Frei Luca Paciolo escreveu "Tratactus de Computis et Scripturis" (Contabilidade por Partidas Dobradas), que foi publicado em 1494, que enfatiza à teoria contábil do débito e do crédito que corresponde à teoria dos números positivos e negativos. Pacioli foi matemático, teólogo, contabilista entre outras profissões, apesar de ser considerado o pai da Contabilidade, não foi o criador das Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália, principalmente na Toscana, desde o Século XIV.

Abaixo o Método das Partidas Dobradas que Frei Luca Pacioli expôs a terminologia adaptada:

"Per " , mediante o qual se reconhece o devedor;

"A " , pelo qual se reconhece o credor.

E também acrescentou que em primeiro deve vir o devedor, e depois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com