TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Contabilidade Financeira

Seminário: ATPS: Contabilidade Financeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Seminário  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 6

Podemos definir Sistema de Informação como um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros que juntos formam uma sequencia logica para o processamento dos dados e os traduzem em informações, permitindo que as organizações cumpram seus objetivos principais.

Abrangência do sistema de informação

São componentes do sistema contábil de informação:

4.1.1. Contabilidade Financeira

Compreende a escrituração tradicional, os aspectos tributários, os aspectos societários atuais, registrados em moeda nacional. A importância desse segmento do sistema de informação contábil é vital, pois ele contém a arquitetura básica dos planos de contas e os lançamentos, elementos vitais para a continuidade e integração do restante do sistema.

4.1.2. Contabilidade em Outras Moedas

A inflação elevada da economia brasileira obrigava as empresas à manutenção de subsistemas de contabilidade para fornecerem informações contábeis comparativas ao longo dos meses e anos. Dessa forma, os tratamentos contábeis mais especializados e completos da inflação e da correção monetária eram também atendidos dentro de um segmento do sistema de informação. Para isso, recomendam-se, no mínimo, os dois tratamentos básicos, com um eventual terceiro tratamento. Apesar de sermos considerados país estável, a partir de 1996, os baixos índices inflacionários devem ser analisados com muita atenção porque podem trazer reflexos relevantes.

a) Contabilidade pelos procedimentos da Correção Monetária Integral

A CVM obrigava as Companhias Abertas à apresentação dos demonstrativos contábeis segundo esses procedimentos.

Entende-se que esses procedimentos continuam sendo importantes para o gerenciamento global das informações contábeis.

b) Contabilidade em moeda estrangeira

Esse subsistema deverá estar presente no sistema de informação contábil de qualquer empresa, independente de seu tamanho. A internacionalização da economia é um fato inquestionável. Dessa forma, mesmo que empresa não tenha relacionamento direto com o mercado externo, através de exportações, importações, matriz ou filiais estrangeiras, o uso de uma moeda internacional já é um fato na economia.

Se a empresa tem vínculos com outra empresa do exterior e necessitar demonstrativos contábeis e informações gerenciais na moeda desse país, o denominador monetário estrangeiro será a moeda desse país. Não havendo essa necessidade, recomenda-se o uso, como denominador monetário alternativo, o dólar norte-americano, presentemente mais em uso no mundo todo e linguagem monetária internacional atual. A diferença é ser o país de elevada inflação pelo que se aplicam métodos diferenciados em relação aos países com baixa inflação.

c) Contabilidade em denominador monetário específico

Caso a empresa deseje outro denominador monetário específico, tendo em vista suas características gerenciais, o contador deverá providenciar mais um subsistema.

Assim, poderá existir a criação um dólar específico da empresa cuja variação nominal represente a inflação interna da companhia. Também nessa linha em vez de um “dólar da empresa”, poder-se-ia criar um índice específico que represente a inflação interna, e a partir daí fazer o gerenciamento nesse denominador monetário específico.

4.1.3. Custos

Quando há necessidade de se atender às exigências fiscais de integração e coordenação da contabilidade de custos com o restante da escrituração (com a contabilidade financeira), o subsistema para gerenciamento de custos é imprescindível.

Independentemente disso, tal subsistema é vital para a consecução do que denominamos sistema de informação contábil integrado.

Provavelmente, nesse subsistema é que deverá ser registrada a maior parte dos dados quantitativos.

Na construção desse sistema é que também provavelmente o contador evidenciará todo seu conhecimento da informação contábil e seu escopo gerencial. O subsistema de custos é que liga a contabilidade a sua maior área operacional, a produção.

Os aspectos de avaliação de inventários não deverão ser os pontos mais importantes na construção desse subsistema. O mais importante são as informações para controle e tomada de decisões.

4.1.4. Administração Financeira e Orçamentos

A informação contábil deve ser útil para o futuro. O passado só é importante se possibilitar ação futura.

Neste particular, considere-se que o modelo decisório do administrador leva em conta cursos de ação futuros; informes sobre situações passadas ou presentes somente serão insumos de valor para o modelo decisório à medida que o passado e o presente sejam estimadores válidos daquilo que poderá acontecer no futuro, em situações comparáveis às já ocorridas.

As técnicas orçamentárias serão integralmente tratadas e constantes do sistema de informação contábil, como um subsistema específico. O tratamento das informações pode variar desde orçamentos com informações sintetizadas, até tratamento com informações extremamente detalhadas, a critério da administração da empresa.

A importância desse subsistema está em que ele vai alcançar todos os níveis de responsabilidade dentro da empresa. É um sistema que, por sua natureza, faz de seu potencial de integração sua força. O contador gerencial deve saber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com