TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA TEMA 3

Por:   •  30/4/2015  •  Dissertação  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-Tema 3: O indivíduo e a sociedade.

O processo de socialização tem início ao nascer do indivíduo, e tem continuação ao decorrer do crescimento do mesmo. A família e a escola são os primeiros e principais agentes de socialização, que orientam a convivência futura dos indivíduos, por meio de práticas e de experiências vividas, não se limitando de modo algum a um simples treinamento realizado. Este processo, é extremamente complexo e dinâmico, integra a influência de todos os elementos presentes no meio ambiente e exige a participação ativa da criança.

Com a socialização a criança descobre a importância de se existir regras, normas, e como deve ser seu comportamento perante a sociedade que ela esta inserida; e com esta influência no desenvolvimento da infância, o indivíduo passa a ter uma posição social na vida adulta. Com o tempo o indivíduo socializado adquire personalidade própria e até pode obter certo status, pois mesmo pertencendo a uma sociedade ele tem suas diferenças e desigualdades.

Hoje em dia temos como agentes de socialização: a família, a escola, os grupos de Status, os meios de comunicação em massa, e os grupos de referência, pois estes também acabam por formar opiniões e ajudam a compor a personalidade individual. Os meios de comunicação em massa, principalmente a televisão e a internet, por serem uma novidade em termos de informatização, acabam por desempenharem um papel social muito importante e que chamam atenção, podendo ser de forma positiva ou de forma negativa. Segundo o autor Reinaldo Dias: “As cenas de sexo consolidam uma relação de exploração do homem sobre a mulher” podendo ser prejudicial na formação do caráter do indivíduo; porém, se utilizados de maneira consciente, podem ser muito proveitosos.

Desde criança tive bons exemplos de caráter que contribuíram significantemente na formação da minha própria personalidade. Apesar de não ter tido a participação de meu pai em minha formação, não faltaram exemplos de boa conduta. Convivi ao lado de minha mãe e de meu avô, que sempre deram o melhor de si para que eu fosse uma boa pessoa. Minhas professoras do primário, que me acompanharam durante os primeiros anos de escola, ensinaram não só as primeiras letras, mas também promoveram um sentimento de participação em um grupo social, logo após as professoras do secundário que também foram de grande importância para que eu me tornasse uma pessoa de ótima índole. Devo tudo a essas pessoas que com muito amor e carinho, tiveram a paciência de me ensinar direitinho; e hoje tento passar tudo que aprendi para as pessoas que convivem comigo, e busco acima de tudo sempre o melhor para minha vida.

DIAS, Reinaldo. Fundamentos de Sociologia Geral (PLT 254). Editora Alínea, 2010 – Edição Especial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com