TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA direito tema 3

Por:   •  4/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

Domicílio das Pessoas Naturais e Jurídicas O domicílio da pessoa natural é o lugar onde ela estabelece sua residência com ânimo definitivo, mas, se a pessoa natural tiver diversas residências, onde, alternadamente, viva, considerar-se-á domicílio seu qualquer delas (Código Civil, arts. 70 e 71). E, quando a pessoa não tiver residência habitual, o domicílio será o lugar onde a pessoa for encontrada (art. 73). Já o domicílio das pessoas jurídicas, de modo geral, será o lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administrações, ou onde elegerem domicílio especial em seu estatuto ou atos constitutivos (Código Civil, art. 75, IV).

Das Diferentes Classes de Bens

Este é um tema importante em Direito Civil, porque diz respeito a elementos que figuram em grande parte das relações jurídicas, diz respeito aos Bens, tais como imóveis, automóveis, animais, gêneros alimentícios, vestuários e quaisquer outras coisas suscetíveis de apropriação pelo homem. O acervo dos bens vinculados a uma pessoa forma seu patrimônio.

Ainda em relação aos bens, vale mencionar a existência de várias formas de classificá-los. Entre elas destacam-se, primeiramente, as classificações dos bens em si mesmos, quais sejam:

 Imóveis (quando se tratarem de coisas que não podem ser transportadas de um lugar para outro sem destruição, tais como casas, terrenos e apartamentos) e móveis (no caso dos bens suscetíveis de remoção por força alheia, a exemplo de automóveis, computadores e brinquedos) (Figura 4.2).

Fungíveis (que podem ser substituídos por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade, a exemplo de cereais e outros gêneros alimentícios) e infungíveis (aqueles considerados em sua individualidade e que não podem ser substituídos por outros, como uma obra de arte ou uma aeronave) (Figura 4.3).

|

© 2014 Anhanguera Educacional. Proibida a reprodução final ou parcial por qualquer meio de impressão, em forma idêntica,

resumida ou modificada em língua portuguesa ou qualquer outro idioma.

8

Figura 4.3 Detalhe do famoso quadro Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, um excelente exemplo de bem infungível.

Fonte: http://goo.gl/9BmlNz. Acesso em: nov. 2014

 Consumíveis (aqueles cujo uso implica sua imediata destruição, tais como bebidas, produtos descartáveis e remédios) e duráveis ou não consumíveis (que podem ser utilizados várias vezes, sem que isso implique sua destruição, como um instrumento musical, uma máquina ou uma ferramenta).

 Singulares (coisas individualmente consideradas, a exemplo de um livro) e coletivos (considerados em sua universalidade, quando reunidos vários bens, tal como uma biblioteca) (Figura 4.4).

Figura 4.4 Foto da Biblioteca de Toronto, no Canadá.

Fonte: http://goo.gl/wCY70u. Acesso em: nov. 2014

|

© 2014 Anhanguera Educacional. Proibida a reprodução final ou parcial por qualquer meio de impressão, em forma idêntica,

resumida ou modificada em língua portuguesa ou qualquer outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com