TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aditoria na Contas Patrimoniais

Por:   •  3/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 2

Explique quais as reais necessidades (motivos) que levam o auditor à realização de auditoria nas seguintes contas:

A auditoria interna é uma das mais importantes ferramentas para o controle administrativo. A ausência de controles adequados para empresas de estrutura complexa a expõe a inúmeros riscos, frequentes erros e desperdícios.

a) Vendas - Neste item, são registrados os créditos da empresa junto a seus clientes decorrentes de vendas e prestação de serviços a prazo. Geralmente encontramos as seguintes contas neste grupo: Duplicatas a Receber, Duplicatas Descontas e Provisão para Devedores Duvidosos.

b) Disponibilidades - A auditoria nessa conta visa assegurar que as disponibilidades apresentadas no Balanço Patrimonial realmente existam e que, por outro lado, não existam outras que não estejam apresentadas e dessa forma representem o montante exato dos recursos disponíveis.

c) Estoques - O Objetivo da Auditoria nessa conta visa assegurar que os estoques realmente existem e que são de propriedade da empresa, bem como que estejam em boas condições de uso, venda e de segurança. E, ainda, que foram avaliados por seu custo de aquisição ou de produção, o qual inclui os gastos incorridos pela empresa para tê-los prontos para a venda.

d) Despesas Antecipadas – A auditoria tem como objetivo assegurar que as despesas pagas antecipadamente constituam um direito legitimo a ser exigido, o qual, quando cumprido, será considerado como despesa. Além disso, garante que a avaliação foi efetuada pelo valor do desembolso ocorrido e que a parcela de serviços já recebida tenha sido apropriada como despesa.

e) Investimentos - O Auditor, com seu trabalho, assegura que há evidência física da propriedade dos investimentos em poder da companhia ou em custódia com terceiros. Atesta também, que esses investimentos foram avaliados de acordo com os princípios contábeis.

F) Imobilizado - A Auditoria nos bens pertencentes a esse grupo asseguram que eles existem e que são de propriedade da empresam além de garantir que foram avaliados pelo custo de aquisição e deduzidos da depreciação.

g) Passivo - A Auditoria nesse grupo Assegura que ele esteja composto realmente pelas obrigações decorrentes de sua atividade normal e que não haja obrigações não registradas. Assegura também que essas obrigações estejam avaliadas pelo valor devido na data das demonstrações financeiras.

h) Patrimônio Líquido - A Auditoria nesse grupo assegura que os saldos das contas representam adequadamente a situação patrimonial líquida da empresa na data do encerramento das Demonstrações Contábeis.

Bibliográfia

Revisão Analítica. Pag. 116 à 121. Disponível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com