TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alterações na Lei 6.404-76 para as Normas da Contabilidade

Tese: Alterações na Lei 6.404-76 para as Normas da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Tese  •  1.691 Palavras (7 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir demonstra a evolução da área contábil no mundo e principalmente no Brasil. Tal estudo ficou claro a importância do conhecimento teórico para aplicação corretamente na pratica tornando um trabalho efetuado de maneira eficaz sem cometer erros em tomadas de decisões importantes nas organizações.

.

1 História da Contabilidade

Tão antiga como a historia da civilização, os fatos contábeis surgiram com as manifestações humanas de necessidade social em busca de alcançar em um futuro próximo uma organização econômica, deixando a caça naquele momento, onde com o surgimento das primeiras administrações particulares apareceram as necessidades de controles e seus respectivos registros.

Dessa maneira cada um começou a criar sua própria riqueza individual, onde se deixava como herança após seu falecimento o seu patrimônio para seus filhos e familiares. Assim a medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores a ambição aumentava e era necessário registros de informações para simplificar e analisar um planejamento, originando dessa maneira a Origem da Contabilidade.

É importante lembrar que nesta época não havia direito a créditos nem financiamentos e por isso ações de compras, vendas e trocas era feitas a vista e na medida em que as mesmas se tornavam complexas o controle também era refinado. Podem-se citar como exemplo as escritas governamentais da Republica Romana (200 A.C) que já descreviam receitas classificadas em rendas, lucros, despesas, compreendidas em nos itens salários, perdas e diversões.

E assim conforme as necessidades e a mudanças dos tempos a contabilidade também se evoluía, podendo ser resumidas nas seguintes etapas.

• Contabilidade do mundo antigo: Se inicia com as primeiras civilizações e termina em 1202 da Era Cristã, quando apareceu Líber Abaci, da auditoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.

Já com objetivo de um Patrimônio, esta época era representada pelos antigos representados por rebanhos e outros bens qualitativos, sendo processado de acordo com a memoria do homem que ao perceber a necessidade pelo fato quantitativo adotou controles classificados por naturezas (metais, rebanhos, entre outros). Assim os primeiros registros eram feitos pelos sumérios, babilônicos e assírios que faziam seus registros ate mesmo em pedras de argilas que combinavam os registros em figurativos com os números.

Embora rudimentar o registro se assimilasse com o modelo atual hoje. Com o tempo e a evolução os dados tornavam-se mais parecidos com o de hoje, por exemplo, os gregos já escrituravam contas de Custos e Receitas e assim por diante.

• Na bíblia: Por vários fatores ser registrados na própria bíblia, conclui-se que os controles de ativos eram registrados ate mesmo nos templos bíblicos. A baixo cita-se um desses registros.

1) Os bens de rendas e Salomão também foram inventariados em 1 Reis 4.22-26 e 10.14-17

• Período Medieval: Também muito importante e caracterizam pelas técnicas matemáticas, pesos, medidas entre outras, tornando o homem mais evoluído nos comércios e temas financeiros. Com muitas evoluções e surgimento de inovações o trabalho escravo começou a ceder espaço para o trabalho assalariado. Assim com o passar do tempo apareceu pela primeira vez a conta Capital e logo os registros já se tornaram explícitos sendo moldadas como hoje, ou seja, eram separados os gastos com matéria prima, mão de obra direta a ser agregada e custos diretos de fabricação e já os custos eram contabilizados por fases separadas ate que fossem transferidos para o exercício industrial.

• Período Moderno: Com a evolução a empresa comercia e os investimentos refletiam os interesses dos credores e investidores e ao mesmo tempo em suas relações de consumidores e empregados. A Contabilidade ficou necessidade pelas inúmeras riquezas no caracterizado no Mundo Moderno.

• FREI LUCA PACIOLI: Vivenciou na Toscana e com fatos relatados publicou livros enfatizando a teoria contábil de credito e debito (Positivo e Negativo) dando oportunidades de vários escritores escreverem e aprofundarem no assunto.

• Período Cientifico: A corrente cientifica surgiram e grandes mestres começaram a se manifestar produzindo suas próprias teorias que se assemelhavam entre si. Assim surgiram varias escolas do pensamento contábil fornecendo cada vez mais conhecimentos que influenciavam definitivo da Contabilidade como Ciência.

• Escola Norte Americana: Tinham muita influencia, pois a criação de grandes empresas e seu quadro econômico, tornando-se importantíssima para a evolução da Contabilidade. Desta maneira as escolas eram inúmeras e de boa qualidade.

• No Brasil: Com a vinda da família real Portuguesa e o aumento dos gastos públicos caracterizou uma melhoria na área fiscal, constituindo normas para o requisito. Nesta época as Tesourarias da Fazenda eram compostas por um inspetor, um contador e um fiscal onde hoje de maneira complexa as funções da contabilista não se restringiam apenas na área fiscal tornando as informações necessárias para as tomadas de decisões, aonde os profissionais de auditoria, controladoria e atuarial vem ganhando destaque no mercado.

1.1 Adoção dos Padrões Internacionais de Contabilidade

Por dificuldades encontradas em empresas multinacionais do mundo os investigadores analisavam formas de facilitar as analises das demonstrações financeiras, onde os estudos foram iniciados nos Estados Unidos da América e publicados na Inglaterra (reconhecidos por IRFS-International Financial Reporting, ou seja, normas internacionais da contabilidade). O Comitê de Pronunciamentos Contábeis passou a comandar a implantação das normas sendo obrigatória a partir de 2010 com baseamento na Lei 11.638/2007.

Em 2011 a obrigação de acordo com as normas do IRFS tornou-se obrigatória no mundo contábil, cabendo aos contadores entender a valorização das informações cabendo aos profissionais aprofundarem nos conhecimentos das mesmas para oferecer aos seus clientes de forma segura e clara as necessidades e capacidades encontradas no dia- dia.

Conforme a lei citada a cima, o Brasil também adotou as Normas de Contabilidade (IFRS). Tal lei introduziu conceitos importantes do direito societário alinhado com a normatização brasileira as legislações dos Estados Unidos e de países da Europa.

De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com